Jornal de Angola

Onda de calor causa 30 mortes no Japão

-

A onda de calor que afecta o Japão, com temperatur­as que chegam aos 40 graus, causou a morte a dez pessoas na quinta-feira, subindo para 30 o número de óbitos nos últimos dias.

Na última quarta-feira, em algumas áreas do centro do país, foi atingida a temperatur­a recorde de 40 graus, enquanto ontem os termómetro­s estavam acima dos 35 graus e o calor deve continuar nos próximos dias, segundo informaçõe­s da Agência Meteorológ­ica do Japão (AMJ). Até ontem, cerca de 10 mil pessoas tiveram que ser hospitaliz­adas em todo o país devido a choques térmicos ou outras situações relacionad­as com as altas temperatur­as, segundo dados das autoridade­s locais divulgados pela agência de notícias japonesa Kyodo.

Em apenas um dia, equipas de resgate chegaram a responder a mais de três mil chamadas de emergência, segundo dados do Corpo de Bombeiros da capital japonesa, onde a temperatur­a chegou a 40 graus e 317 pessoas foram levadas para hospitais.

Os estudantes que actualment­e realizam actividade­s ao ar livre em diferentes regiões do país também sofrem com as altas temperatur­as e alguns tiveram que ser hospitaliz­ados com sintomas de insolação e exaustão. Na terça-feira, uma criança de seis anos morreu após participar numa aula ao ar livre, obrigando o Ministério da Educação japonês a pedir que as instituiçõ­es de ensino tomem medidas para evitar casos semelhante­s.

O Oeste do Japão ainda recupera das fortes chuvas do início do mês.

 ?? DR ?? As temperatur­as chegam a atingir quarenta graus positivos
DR As temperatur­as chegam a atingir quarenta graus positivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola