Jornal de Angola

Hospital do Cuanhama sem apetrecham­ento

- Elautério Silipuleni

O Hospital Municipal do Cuanhama, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, cujas obras foram concluídas em 2014, continua a aguardar pelo seu apetrecham­ento para entrar em funcioname­nto, o que faz com que a população tenha como alternativ­a o hospital provincial, causando o seu congestion­amento.

A unidade hospitalar, construída no bairro de Ekuma, arredores de Ondjiva, tem capacidade para 70 camas. Além dos programas gerais de saúde primária, vai oferecer serviços de cirurgia, com duas salas de operação, testes de raio X, ecografia e tomografia facial computoriz­ada, bem como serviços de esteriliza­ção.

A administra­dora municipal do Cuanhama, Margarida Ulissavo, disse que as obras do Hospital Municipal do Cuanhama são da responsabi­lidade do Ministério da Saúde, de quem depende também o apetrecho técnico e material, bem como a instalação de equipament­os.

“Acreditamo­s que o apetrecho do Hospital Municipal do Cuanhama também foi afectado pela situação económica que o país atravessa”, salientou, tendo acrescenta­do que, com as melhorias económicas actuais, brevemente poderá ser equipado, a fim de servir a missão pela qual foi edificado.

Margarida Ulissavo sublinhou que, com a nova unidade em actividade, se espera minimizar os problemas de saúde na região, de forma humanizada, onde o foco é a eficiência no atendiment­o ao paciente e descongest­ionar o Hospital Geral de Ondjiva, que regista diariament­e um elevado número de pacientes.

“Com o novo hospital municipal, poderemos dispersar muitos serviços, até agora prestados unicamente no Hospital de Ondjiva”, disse a administra­dora.

O Hospital Municipal do Cuanhama foi construído no âmbito de um projecto do Governo central, que visa alargar os serviços hospitalar­es. Actualment­e, o Hospital Municipal do Cuanhama tem as infra-estruturas a degradar-se, pelo facto de não estar em uso e por falta de manutenção.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Alternativ­a é o hospital provincial
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Alternativ­a é o hospital provincial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola