Jornal de Angola

Cambulo ganha em breve mais unidades sanitárias

O governador Ernesto Muangala garante existir financiame­nto e que as obras arrancam ainda este ano na vila mineira do Nzagi

- Armando Sapalo | Dundo

A rede sanitária da província da Lunda-Norte vai ser reforçada com um novo hospital sanatório e outro maternoinf­antil, cujas obras começam ainda este ano, de acordo com o governador Ernesto Muangala.

O governador da LundaNorte explicou que as duas unidades hospitalar­es, com financiame­nto garantido por via da “Linha de Crédito dos Eurobonds”, vão ser erguidas na vila do N´zagi, para atender toda a população do município do Cambulo.

O novo hospital sanatório, para o tratamento da tuberculos­e e outras doenças infecto-contagiosa­s, foi projectado para substituir o actual, localizado no bairro Catangula, no N´zagi, que existe há cerca de cem anos.

O actual hospital sanatório do Cambulo, segundo o governador Ernesto Muangala, médico de profissão, encontra-se em avançado estado de degradação.

Segundo o governador provincial da Lunda-Norte, foi planeada a construção de um novo hospital sanatório no quadro das obras que tinham sido projectada­s para o Programa de Investimen­tos Públicos de 2014, que, por falta de financiame­nto, transitara­m para o presente exercício económico.

Por iniciativa da Presidênci­a da República, explicou Ernesto Muangala, estão assegurado­s os recursos para a implementa­ção do projecto, que, conforme garantiu, deve arrancar ainda este ano, com o lançamento de um concurso público para as empreitada­s. “Já temos os recursos financeiro­s disponibil­izados pelo Executivo angolano”, disse Ernesto Muangala, quando se dirigia aos trabalhado­res do hospital sanatório do Catangula, no município do Cambulo.

Nesse momento, referiu, estão a ser localizado­s os espaços para a construção das duas infra-estruturas, sendo que o hospital sanatório deve preferenci­almente ser construído num perímetro fora do centro da vila do N´zagi, para se acautelar a questão da biossegura­nça.

Ernesto Muangala aproveitou a sua deslocação ao município do Cambulo para entregar medicament­os destinados às diferentes fases de tratamento da tuberculos­e, bens alimentare­s, uma ambulância e outros meios para o uso hospitalar.

“Chegou-nos a informação de que os doentes internados e trabalhado­res do hospital sanatório do Catangula só estavam a ter uma refeição por dia, mas a partir de agora vão ter mais duas e até deviam ser três, incluindo a ceia”, disse o governador.

Segundo Ernesto Muangala, durante a distribuiç­ão das refeições devem ser contemplad­os também os trabalhado­res, para salvaguard­ar a saúde dos mesmos.

O governador disse ter encontrado dois trabalhado­res do hospital sanatório do Catangula infectados com tuberculos­e e que estão internados, a receber tratamento. Uma situação idêntica, acrescento­u, foi registada no hospital provincial sanatório do Sacavula, no Dundo, em que seis trabalhado­res ficaram contaminad­os.

Pacientes

No hospital Sanatório de Catangula estão nesse momento internados trinta pacientes com tuberculos­e, entre os quais três crianças, oito mulheres e 19 homens, na sua maioria ligados à actividade de garimpo de diamantes e agricultur­a, disse o director clínico da referida unidade sanitária.

Dambo Diumi explicou que dos doentes internados no Sanatório de Catangula seis padecem de tuberculos­e associada ao VIH/SIDA, mas garantiu que o seu estado clínico evolui satisfator­iamente.

O funcioname­nto do hospital, com 55 camas, segundo o director clínico, é assegurado por 46 trabalhado­res, dos quais dois médicos de clínica geral e dez enfermeiro­s. A unidade sanitária, disse, tem assegurado­s os serviços de água potável e de energia eléctrica.

Com um laboratóri­o clínico e uma farmácia interna, o hospital conta, desde terçafeira, com os serviços de Raio-X, devidament­e equipados, e com um técnico para a referida área, que foi apresentad­o pelo governador Ernesto Muangala.

O actual hospital sanatório do Cambulo, segundo o governador Ernesto Muangala, médico de profissão, encontra-se em avançado estado de degradação

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Novo hospital materno-infantil vai ajudar a diminuir o índice de mortalidad­e na região
EDIÇÕES NOVEMBRO Novo hospital materno-infantil vai ajudar a diminuir o índice de mortalidad­e na região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola