Jornal de Angola

O célebre compositor austríaco

-

Mozart, foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde a sua infância. Já competente nos instrument­os de teclado e no violino, começouaco­mporaoscin­co anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhan­do a todos com o seu talento precoce. Chegando à adolescênc­ia, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso.

Ao visitar Viena em 1781 com o seu patrão, desentende­u-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilida­de financeira. os seus últimos anos viram surgir algumas das suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. As circunstân­cias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.

Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referencia­is na música sinfônica, concertant­e, operística, coral, pianística e camerístic­a. A sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a consideras­sem excessivam­ente complexa e difícil, e estendeu a sua influência sobre vários outros compositor­es ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializ­ada como um dos maiores compositor­es do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e a sua imagem se tornou um ícone popular.

Mozart nasceu em Salzburgo em 27 de Janeiro de 1756, sendo baptizado no dia seguinte na catedral local. O nome completo que recebeu foi Joannes Chrysostom­us Wolfgangus Theophilus Mozart, e teve como padrinho Joannes Theophilus Pergmayr. Mais tarde Mozart preferiu ter o seu nome Theophilus chamado em suas versões francesa ou germânica, respectiva­mente Amadé e Gottlieb, mais raramente a forma latina, Amadeus. Os primeiros dois nomes só foram usados em suas primeiras publicaçõe­s, e adoptou a forma germânica Wolfgang em vez da latina Wolfgangus.

Foi o sétimo e último filho de Leopold Mozart e Anna Maria Pertl. De todas as crianças somente ele e uma irmã, Maria Anna, apelidada Nannerl, sobreviver­am à infância. A família do pai era oriunda da região de Augsburgo, tendo o sobrenome sido registado desde o século XIV, aparecendo em diversas formas diferentes , Mozarth, Motzhart, Mozhard ou Mozer. Muitos de seus membros se dedicaram à cantaria e construção, e alguns foram artistas. A família da mãe era da região de Salzburgo, composta em geral por burgueses da classe média.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola