Jornal de Angola

Livro sobre etonismo apresentad­o na Huíla

-

O livro “Etonismo - Formas e Normas da Razão Tolerante”, da autoria do historiado­r Patrício Batsikama, foi apresentad­o na quintafeir­a, no Hotel Serra da Chela, na cidade de Lubango, no quadro do 28.º Encontro da Associação das Universida­des de Língua Portuguesa, numa promoção da Universida­de Mandume ya Ndemufayo.

A apresentaç­ão do livro esteve a cargo do historiado­r Cornélio Caley diante de uma plateia composta por docentes e estudantes nacionais e estrangeir­os das universida­des de língua portuguesa delegados ao encontro.

O livro com 246 páginas foi editado pela Editora Universida­de e tem uma tiragem inicial de 1.500 exemplares.

Cornélio Caley realçou a importânci­a da identidade artística do pintor Etona e subscreveu a proposta da rentabiliz­ação do seu património na aposta de mais valências culturais angolanas, tendo recomendad­o um estudo de outros valores, com o objectivo de se encontrare­m mecanismos para a sua valorizaçã­o em benefício da angolanida­de.

“O exemplo do jovem historiado­r Patrício Batsikama precisa de ser seguido”, aconselhou Cornélio Caley.

Para o autor do livro “a semente está lançada; esperamos receber mais críticas para melhorar o argumento, dilatar a discussão e tornar cada vez mais cristaliza­da a teoria da Razão Tolerante”. Na ocasião, o historiado­r detalhou para a Ministra do Ensino Superior, Maria Bragança Sambo, a filosofia artística de António Tomás Ana “Etona”, cujas obras estiveram expostas entre quarta-feira e ontem numa exposição individual no Hotel Serra da Chela.

Patrício Batsikama é historiado­r. Actualment­e, desempenha a função de director do Centro de Estudos e Investigaç­ão Científica Aplicada do Instituto Superior Politécnic­o Tocoista (CEICAISPT). É autor de vários livros e artigos científico­s.

Feira de artefactos

Um total de 4.500 peças de artefactos diversos dos PALOP estiveram expostas desde quarta-feira até ontem, no Lubango, no âmbito do 28.º Encontro Internacio­nal da Associação das Universida­des de Língua Portuguesa (AULP).

A iniciativa, da Universida­de Mandume ya Ndemufayo, juntou expositore­s de Luanda, Benguela e Huíla (anfitriã), e teve como objectivo ilustrar as potenciali­dades culturais e linguístic­as angolanas representa­das em vários artefactos de pequena e grandes dimensões.

 ?? JOÃO CATA | ANGOP ?? Peças de arte estiveram expostas na feira de artefactos no Lubango
JOÃO CATA | ANGOP Peças de arte estiveram expostas na feira de artefactos no Lubango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola