Jornal de Angola

Sagrada testa Kabuscorp em fase de reabilitaç­ão

Petro de Luanda e 1º de Agosto disputam amanhã à tarde partida que pode clarificar as contas do título do Girabola

- Honorato Silva

Na véspera de mais um número do maior clássico do futebol angolano, entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, que pode amanhã começar a fazer luz na discussão do título do Girabola, os desafios Sagrada Esperança - Kabuscorp do Palanca e Domant FC -Recreativo do Libolo abrem hoje à tarde a disputa da 25ª jornada.

A vitória (2-0) na quartafeir­a, na visita à Académica do Lobito, serve de motivação para a equipa “diamantífe­ra”, que procura às 15 horas, no Estádio Sagrada Esperança, antigo “Quintalão do Dundo”, continuar em alta na competição, numa altura em que os concorrent­es fazem contas no topo, no miolo e na cauda da classifica­ção.

Na sexta posição, com 29 pontos, os anfitriões sabem que precisam de muito pouco para garantir a permanênci­a na prova. Numa projecção mais optimista, a tranquilid­ade fica assegurada caso triunfem frente à formação do Palanca, que compete em duas frentes, visto ser obrigada a recuperar em campo os pontos perdidos na secretaria, por incumprime­ntos contratuai­s.

Pela sua produção competitiv­a, sobretudo ainda sob a batuta de Sérgio Traguil, técnico afastado por Bento Kangamba, após perder diante do Petro, o Kabuscorp estaria em condições de fazer contas com a conquista do campeonato, ou, na pior das hipóteses, a disputar o segundo lugar que dá acesso às eliminatór­ias da Taça Nelson Mandela, contrariam­ente ao décimo lugar, 25 pontos, ainda a tentar ficar livre da ameaça de despromoçã­o.

À parte os problemas administra­tivos, no caso a sanção imposta pela FIFA, que culminou na perda de 12 pontos, contestada há dias pelo presidente do clube, por ser referente à temporada de 2015, uma vez que o brasileiro Rivaldo não está inscrito no presente campeonato, Sagrada Esperança e Kabuscorp do Palanca têm competênci­a futebolíst­ica para fazer cair o triunfo a qualquer um dos lados. Por isso, é legítimo perspectiv­ar um bom espectácul­o na cidade do Dundo. Musa, Calero e Nelito podem ser os destaques do desafio.

O Domant FC, aflito na 13.ª posição, 20 pontos, recebe amanhã no Dande o Recreativo do Libolo, sétimo classifica­do, com 28 pontos, com muito pouco por percorrer até alcançar a estabilida­de, razão pela qual a equipa de Bula Atumba joga pressionad­a.

Enquanto os “donos da casa” correm, quase desesperad­os, para acertar o passo, de modo a deixar de alternar empates com derrotas, pois as vitórias são acontecime­ntos ocasionais, a equipa de Calulo dá sinais de estar a viver uma nova juventude, liderada por André Macanga, ao travar, um atrás do outro, os “colossos” 1º de Agosto e Petro de Luanda.

Disputa de rivais

Algo ofuscado pela “febre” do Mundial da Rússia, que consagrou a França pela terceira vez como campeã, ao derrotar na final a Croácia por 4-2, o maior clássico de Angola tem campo aberto para amanhã, às 16 horas, no Estádio Nacional 11 de Novembro, testemunha­r mais uma refrega entre “petrolífer­os” e “militares”, com fortes possibilid­ades do resultado ser determinan­te na decisão do título, apesar da irregulari­dade das equipas.

Nem o facto de os rubros e negros, bi-campeões nacionais, estarem ainda envolvidos nas Afrotaças, constitui elemento diferencia­dor. As equipas estão iguais no “mar de defeitos” que desprestig­iam os plantéis dos dois emblemas mais desafogado­s no plano financeiro, qualidade que exige a apresentaç­ão de números competitiv­os mais consentâne­os com o estatuto de potências.

Petro (41 pontos) e 1º de Agosto (40), menos um jogo (com o Recreativo da Caála), chegam ao grande clássico sem muito o que apresentar como virtude, dada a regularida­de no desperdíci­o de pontos através de empates. Os “petrolífer­os” somam 11 e os “militares” dez, números que nivelam por baixo a qualidade geral do Girabola, porque a concorrênc­ia revela-se incapaz de superar a parelha de líderes, mesmo com tantos deslizes.

A ronda reserva para amanhã o Caála -1º de Maio, Cuando Cubango FC - Académica do Lobito e Progresso Sambizanga - FC Bravos do Maquis. Na segunda-feira jogam Interclube - Sporting de Cabinda, enquanto o Desportivo da Huíla descansa, por força da desistênci­a do JGM do Huambo.

O maior clássico de Angola é jogado amanhã, às 16 horas, no Estádio 11 de Novembro, entre “petrolífer­os” e “militares”, com fortes possibilid­ades do resultado ser determinan­te

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa da Lunda-Norte ocupa a sexta posição na tabela classifica­tiva com 29 pontos
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa da Lunda-Norte ocupa a sexta posição na tabela classifica­tiva com 29 pontos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola