Jornal de Angola

Angola assina acordo para agricultur­a familiar

-

Angola assinou ontem, em Lisboa, um acordo para valorizaçã­o da agricultur­a familiar nos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), denominado “Carta de Lisboa”.

Os demais estados-membros da CPLP rubricaram o acordo a 7 de Fevereiro, em Portugal. Angola não assinou na altura por indisponib­ilidade. O ministro Marcos Nhunga, que rubricou o acordo, afirmou que em Angola a agricultur­a familiar é a base e responsáve­l pela produção de mais de 80 por cento do que se consome no país.

O que Angola vai fazer, frisou, é trabalhar no sentido de cumprir os 17 compromiss­os assumidos nessa área, já que a agricultur­a familiar tem um papel fundamenta­l na agenda 20/30.

O país, referiu, pretende também trabalhar no sentido de cumprir e promover acções que criem uma agricultur­a sustentáve­l a nível do grupo dos países membros.

Realçou que Angola tem muito trabalho a fazer, principalm­ente na facilitaçã­o de crédito.

O ministro ressaltou a necessidad­e de os Governos estabelece­rem mecanismos para que esta produção possa ser aproveitad­a.

Acrescento­u que a Carta de Lisboa representa para Angola e para CPLP o reconhecim­ento, identifica­ção e promoção da agricultur­a familiar.

O ministro da Agricultur­a, Florestas e Desenvolvi­mento Rural de Portugal, Luís Capoulas Santos, considerou fundamenta­l a cooperação no domínio da agricultur­a entre Portugal e Angola.

Disse existirem alguns projectos em fase adiantada de cooperação, como da inovação, investigaç­ão, sanidade vegetal e animal, que são fundamenta­is para o ciclo de desenvolvi­mento que o país está a atravessar.

Os dois países, realçou, estão interessad­os que empresário­s portuguese­s possam instalar-se em Angola e viceversa e estimular o comércio agrícola nos dois sentidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola