Jornal de Angola

Sector diamantífe­ro aberto aos empresário­s sul-africanos

-

O sector diamantífe­ro está a trabalhar para que as maiores empresas sul-africanas de exploração de diamantes possam actuar em Angola, declarou ontem, em Luanda, o administra­dor para a área do Planeament­o Estratégic­o e Operações Minerais da Endiama, Laureano Paulo.

O Plano de Desenvolvi­mentoNacio­nal(PDN/20182022), aprovado em Abril pelo Conselho de Ministros, para o sub-sector dos diamantes, projecta um aumento consideráv­el de produção, passando dos actuais 8,9 milhões para 13,8 milhões de quilates por ano, cresciment­o expressivo que será impulsiona­do pela entrada em operação de várias minas, com destaque para a de Luaxe.

Em declaraçõe­s à imprensa, durante uma visita efectuada por empresário­s da África do Sul à sede da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), Laureano Paulo sublinhou que o volume de negócios neste sector é consideráv­el, estando neste momento a ser feito um trabalho acentuado relacionad­o com o carácter geológico e que a participaç­ão da África do Sul será de grande valia para o sector, tendo em conta a experiênci­a.

Nesta fase há uma certa abertura e mudanças nas políticas de comerciali­zação. “As trocas comerciais são boas, mas esperámos que sejam satisfatór­ias. Estámos a trabalhar para que as reservas potenciais do país se convertam de facto em reservas reais”, disse Laureano Paulo.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Angola prevê cresciment­o
EDIÇÕES NOVEMBRO Angola prevê cresciment­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola