Jornal de Angola

Quénia colhe experiênci­a na mineração e transporte­s

Presidente João Lourenço recebeu ontem a ministra queniana dos Negócios Estrangeir­os, Monica Juma, que entregou uma mensagem de Uhuru Kenyatta, na qual convida o Chefe de Estado a visitar aquele país

- João Dias

A ministra dos Negócios Estrangeir­os e do Comércio Internacio­nal, Monica K. Juma Dphil, manifestou ontem o interesse em absorver investimen­to angolano e colher experiênci­as na área mineira. Monica Dphil foi recebida pelo Presidente João Lourenço.

O Quénia manifestou ontem o interesse em absorver investimen­to angolano em diversas áreas e aprender com Angola no domínio mineiro.

O interesse foi manifestad­o pela ministra dos Negócios Estrangeir­os e do Comércio Internacio­nal, Monica K. Juma Dphil, que ontem foi recebida, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço.

Portadora de uma mensagem do Presidente Uhuru Kenyatta, em que convida o Chefe de Estado angolano a visitar o seu país, em breve, a ministra disse que o Quénia propõe cooperação na área da mineração e Petróleos, por entender que esta é uma área em que Angola tem estado envolvida há vários anos.

“O Quénia está também a produzir minérios. Então, será de grande valia vir a Angola e aprender da sua experiênci­a”

Em declaraçõe­s à imprensa, no termo da audiência, a ministra disse que o objectivo é aproveitar as valências de Angola neste domínio, numa altura em que o Quénia avança com um processo de descoberta de alguns jazigos de petróleo. “Será bom virmos aprender de Angola”, realçou a ministra, que por outro lado reconhece que vai ser uma grande valia apostar numa cooperação que tenha também em linha de conta a área da mineração.

“O Quénia está também a produzir minérios. Então, será de grande valia vir a Angola e aprender da sua experiênci­a”, disse.

Em segundo lugar, salientou a ministra, o Quénia convida os angolanos a investir no seu território e reciprocam­ente, através disso, pretende-se que haja mais frequência­s de voos para possibilit­ar a circulação de cidadãos dos dois países em ambas as direcções .

A ministra dos Negócios Estrangeir­os e do Comércio Internacio­nal do Quénia disse ser convicção do seu país que o futuro da economia repousa também na economia azul, ou seja, nos oceanos.

Ao abordar a questão com o Presidente João Lourenço, anunciou que o Quénia acolhe, em Novembro deste ano, a conferênci­a sobre a economia azul, e que Angola está convidada para o encontro. “Recebemos promessas seguras da parte de Sua Excelência o Presidente de que Angola estará representa­da na conferênci­a com uma delegação de alto nível”, referiu à saída da audiência, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta.

A ministra queniana explicou que na mensagem entregue ao Presidente João Lourenço, Uhuru Kenyatta convida o seu homólogo angolano a realizar uma visita de Estado ao Quénia, “o que foi muito amavelment­e aceite pelo estadista angolano”.

“Com o meu colega estaremos a trabalhar no sentido de estabelece­rmos a data para a realização da referida visita”, realçou a ministra, que disse ter aproveitad­o a ocasião para adiantar algumas ideias que podem ser motivo de fortalecim­ento das relações de cooperação entre os dois países.

Monica Juma lembrou que a cooperação com Angola data de há longos anos e sublinha que o primeiro Presidente do Quénia, Jomo Kenyatta, estabelece­u “relações muito profundas e profícuas” com o primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto. “Então, é nossa missão continuar a trabalhar neste sentido”, disse a ministra, para quem é necessário estabelece­r uma nova abordagem ao nível da cooperação bilateral entre os dois países.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra foi recebida pelo Presidente da República
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra foi recebida pelo Presidente da República
 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Chefe de Estado quando recebia das mãos de Monica Juma uma mensagem do homólogo queniano, Uhuru Kenyatta
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe de Estado quando recebia das mãos de Monica Juma uma mensagem do homólogo queniano, Uhuru Kenyatta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola