Jornal de Angola

Anteprojec­to da Constituiç­ão em consulta pública

-

A Assembleia Nacional (Parlamento) de Cuba anunciou que o anteprojec­to da reforma da Constituiç­ão vai ser submetido a consulta popular entre 13 de Agosto e 15 de Novembro.

Antes, as emendas aprovadas durante o debate parlamenta­r, que durou dois dias, serão incorporad­as no novo texto da Carta Magna. Entre as novidades mais relevantes do anteprojec­to de reforma da Constituiç­ão, cujo texto actual data de 1976, estão a eliminação de referência­s ao comunismo, reconhecim­ento da propriedad­e privada, instituiçã­o de um primeiromi­nistro e modificaçã­o da definição do casamento, que abre as portas aos relacionam­entos homossexua­is.

Esperava-se que o plenário parlamenta­r durasse até ontem, dia em que era também aguardado o discurso de encerramen­to do Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.

Durante os três meses de consulta popular, os cidadãos podem expressar opiniões e sugerir alterações ao documento. Concluída esta fase, “cada opinião e proposta será analisadas pela Comissão para a Reforma Constituci­onal”, segundo documentos sobre o processo, distribuíd­os durante a assembleia.

Depois, o anteprojec­to actualizad­o será levado novamente à Assembleia Nacional do Poder Popular, onde será discutido mais uma vez e submetido à aprovação, após o que o Conselho de Estado convocará um referendo para que a população se possa manifestar por voto directo e secreto.

Com esta reforma, que modifica 113 artigos, acrescenta 87 e elimina 11 em relação à actual Carta Magna, o Governo cubano também quer dar cobertura constituci­onal às reformas promovidas pelo ex-Presidente Raul Castro (2008-2018) para abrir a economia cubana, atrair investimen­to estrangeir­o e permitir um desenvolvi­mento limitado e altamente controlado do sector privado.

 ??  ??
 ?? DR ?? Parlamento cubano discutiu anteprojec­to da nova Carta Magna
DR Parlamento cubano discutiu anteprojec­to da nova Carta Magna

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola