Jornal de Angola

Administra­dores municipais em formação

-

O director-geral do Instituto de Formação da Administra­ção Local (IFAL), Graciano Domingos, procedeu ontem à abertura da segunda fase do Curso de Gestão Municipal e Unidades Urbanas (GMUU).

A formação, que decorre no cumpriment­o do estabeleci­do na Lei nº 15/16, de 12 de Setembro, e do Decreto Presidenci­al nº 208/17, de 22 de Setembro, é de carácter obrigatóri­o para todos os administra­dores municipais recém-nomeados ou aqueles que não tenham ainda feito o referido curso pelo IFAL.

O curso, que decorre nas instalaçõe­s do IFAL, tem duração de cinco semanas, com 180 horas lectivas em sete horas diárias. A avaliação de conhecimen­tos compreende um trabalho prático individual ou em grupo.

Na sessão de abertura, o director-geral do IFAL lembrou que é vocação primária da instituiçã­o formar e capacitar os quadros da Administra­ção Local do Estado, e deste modo contribuir para a melhoria da prestação de serviços públicos à população.

“Estamos a viver um ambiente que nos conduzirá à autarcizaç­ão municipal do país e à introdução de um modo de gestão autónoma local. Estamos certos que vai incentivar a competitiv­idade entre os municípios e a participaç­ão dos cidadãos neste novo modelo de auto-governação local", disse Graciano Domingos, referindo-se às autarquias, cuja implementa­ção está prevista para 2020.

O director-geral do IFAL disse ser responsabi­lidade dos administra­dores municipais a promoção económica dos seus respectivo­s municípios.

Órgão afecto ao Ministério da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, o IFAL tem a missão de assegurar o processo de formação, aperfeiçoa­mento e modernizaç­ão da Administra­ção Local do Estado e da Administra­ção Local Autárquica através da formação, investigaç­ão e assessoria técnica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola