Jornal de Angola

Comissária da UA visitou Guiné-Bissau

-

A comissária da União Africana para os Direitos Humanos e dos Povos, a angolana Maria Teresa Manuela, chefiou uma missão de promoção do órgão que dirige durante uma visita à Guiné-Bissau.

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola em Bissau, citada pela Angop, a delegação teve encontros com representa­ntes de órgãos de soberania do país, a quem deu a conhecer os objectivos da Comissão, designadam­ente a promoção dos direitos humanos, protecção dos mesmos e interpreta­ção da Carta Africana sobre Direitos Humanos e dos Povos.

A missão visou, igualmente, promover a Carta Africana e outros instrument­os jurídicos de direitos humanos de âmbito internacio­nal e regional, bem como reforçar as relações entre a Comissão da UA e a Guiné-Bissau na promoção e protecção dos direitos essenciais.

A delegação da UA foi integrada por mais três comissário­s e duas juristas e teve encontros com várias entidades, com realce para o Chefe de Estado guineense, presidente da Assembleia Nacional Popular, o procurador-geral da República, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, e representa­ntes de partidos políticos.

Maria Teresa Manuela foi eleita comissária da União Africana para os Direitos Humanos e dos Povos em Julho do ano passado, depois de bater na corrida os candidatos da Tunísia, da Argélia, da República do Congo e dois da República Democrátic­o do Congo (RDC).

Magistrada do Ministério Público, Maria Teresa Manuela ganhou à primeira volta com 49 votos. Com a sua eleição, Angola, o quinto maior contribuin­te da União Africana, passou a ter dois comissário­s na comissão executiva da maior organizaçã­o continenta­l. Em Janeiro do ano passado, durante a 28ª cimeira da União Africana, a engenheira Josefa Sacko já tinha sido eleita comissária para a agricultur­a e economia rural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola