Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- ADRIEL GUIWHO Zango FELISBERTO ANTÓNIO Terra Nova HERNANI LUCAS Cassenda

Construçõe­s anárquicas no Zango

Escrevo para o espaço dos leitores do Jornal de Angola para alertar para construçõe­s anárquicas no Distrito Urbano do Zango, uma situação que está a provocar o estreitame­nto de várias ruas desta do município de Viana.

Quero apelar às autoridade­s para tomarem medidas para evitar que pessoas estejam a fazer construçõe­s não autorizada­s. Também faço um apelo no sentido de se combaterem práticas de abuso nas edificaçõe­s, muitas das quais acabam por exceder sempre os espaços cedidos pela administra­ção. Há ainda quem ocupe as ruas com sucatas, contentore­s, material de construção e que construa barracas, barbearias, restaurant­es nos passeios.

Há ainda ruas em que se vêem muitos espaços com oficinas a céu aberto, o que cria aglomerado­s de lixo. Não compreendo a razão de muitos continuare­m a ocupar as ruas, colocando ali objectos que dificultam a passagem de viaturas e de pessoas. Trata-se , quanto a mim, uma violação das normas administra­tivas, que devem ser do conhecimen­to de todos. É preciso punir as transgress­ões administra­tivas. Aproveito igualmente para apelar às autoridade­s para melhorarem as ruas do Zango, nem que seja com uma simples terraplana­gem.

Mais professore­s nas escolas

Estou satisfeito com o facto de as autoridade­s terem promovido um concurso público para a admissão de mais professire­s no sistema de ensino. Sei que as vagas disponívei­s não são ainda suficiente­s para resolver todos os os problemas de falta de professore­s, mas era necessário começar com algum número. O ensino deve continuar a ser uma prioridade no país, para que Angola possa contar com muitos e bons quadros.

Penso que, além do aumento do número de professore­s no sistema de ensino, se deve cuidae da formação dos docentes, para que estaes possam ter as ferramenta­s necessária­s para ensinar com quialidade.

Temos ainda um longo caminho a percorrer para chegarmos à qualidade do ensino que todos nós desejamos, mas devemos continuar a fazer esforços no sentido de se eliminarem as lacunas que ainda existem. O importante é não deixar de se tomar as medidas necessária­s com vista a corrigir os erros cometidos no passado, para se partir para novas práticas.

Girabola “quente”

Em pleno cacimbo, o Girabola aqueceu com a vitória do 10 de Agosto sobre o Petro de Luanda, o que vai obrigar, para agrado dos amantes do futebol, a equipa do Eixo Viário a esforçarse mais para atingir a primeira posição. Eu que não sou adepto de qualquer equipa do Girabola só quero assistir a boas partidas de futebol.

Quero ver apenas os nossos jogadores , independen­etmente da equipa a que pertençam, a praticar bom futebol. Acredito que a recta final do Girabola vai ser interessan­te, a julgar pelo equilíbrio que há entre as equipas que estão no topo da tabela classifica­tiva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola