Jornal de Angola

Al-Shabab ataca base militar

-

Elementos do grupo Al-Shabab atacaram, no sul da Somália, uma base militar com uma viatura armadilhad­a, atingindo mortalment­e 27 soldados, anunciou ontem o grupo radical islâmico, após uma explosão ter sido ouvida pelos moradores de uma cidade vizinha.

Este ataque segue-se a um atentado realizado nesta base, em Junho, pelos radicais islâmicos que deixou sete soldados feridos. O grupo luta para derrubar o Governo central e impor a sharia (lei islâmica).

Até ontem à tarde não se conheciam comentário­s das autoridade­s sobre o ataque à base de Baar Sanguni, situada a 50 quilómetro­s da cidade portuária de Kismayu.

“Atacámos primeiro a base com uma viatura armadilhad­a e depois invadimos o local”, disse o porta-voz do al-Shabab para as operações militares, Abdiasis Abu Musab. “Matámos 27 soldados e tomamos o controlo da base. Os outros soldados fugiram para a selva”, acrescento­u. Segundo um oficial somali, o Exército enviou reforços para a base após ter tomado conhecimen­to de uma explosão e fortes combates na sequência do ataque dos rebeldes.

“Soubemos que houve uma explosão e fortes combates entre elementos do alShabab, que atacaram a base e as forças somalis. Até agora não temos mais detalhes”, precisou. Os habitantes da cidade de Jamame, a 70 quilómetro­s de Kismayu, disseram ter ouvido uma explosão, seguida de tiroteio.

“Ouvimos uma grande explosão depois da oração matinal. Seguiu-se uma forte troca de tiros. Isto ocorreu na direcção de Baar Sanguni”, explicou Abdullahi à Reuters.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola