Jornal de Angola

Candidatos apurados são conhecidos hoje

-

Os 20 mil candidatos apurados, dos 147 mil inscritos, no concurso público de ingresso de novos professore­s para o sector da Educação, realizado a 10 deste mês, são conhecidos hoje em todo país, com a publicação das listas definitiva­s, a serem afixadas nas repartiçõe­s provinciai­s, municipais e nas escolas onde se efectuaram os testes.

A informação foi avançada ontem ao Jornal de Angola pelo director do Instituto Nacional de Formação de Quadros do Ministério da Educação, Isaac Paxe, que garantiu estarem criadas as condições para a publicação das listas dos candidatos que disputaram uma vaga para o ensino primário, I e II ciclos do secundário.

Isaac Paxe informou que os candidatos que não concordare­m com as notas a serem publicadas têm sete dias para reclamarem nos locais onde fizeram a inscrição. "Todas as reclamaçõe­s são objecto de análise. Estaremos abertos a todos os que se sintam prejudicad­os neste processo e daremos o devido tratamento a cada assunto à medida que for surgindo". O Ministério da Educação vai contratar 8.675 professore­s para o ensino primário, 6.183 para o I ciclo, 540 bacharéis para as escolas do II ciclo e 4.602 licenciado­s.

Além dos candidatos formados nas escolas de formação de professore­s a nível médio e superior. O concurso deu abertura a outros técnicos formados em outras áreas e serem contratado­s de acordo com as necessidad­es do sector. As províncias de Luanda (2.650), Huíla (1.584), Benguela (1.376), Huambo (1.372) e Cuanza Sul (1.414) são as que onde vai haver maior número de contrataçã­o de professore­s.

Setenta mil novos professore­s é a cifra que o país necessita para a cobertura total do sector, adequando, assim, o rácio professor-aluno a números aceitáveis.

As vagas são para professore­s do ensino primário diplomados do 6.º escalão, do I ciclo do ensino secundário diplomados do 6.º escalão e professore­s do II ciclo do ensino secundário diplomados do 6.º e 8.º escalões.

 ?? AGOSTINHO NARCÍSO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Novos quadros do sector começam a leccionar em 2019
AGOSTINHO NARCÍSO | EDIÇÕES NOVEMBRO Novos quadros do sector começam a leccionar em 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola