Jornal de Angola

Circulação automóvel

- Luciano Rocha

Os peões luandenses vivem um verdadeiro martírio por mil e uma razões, como recordámos, recentemen­te, neste espaço, mas os automobili­stas não lhes ficam atrás em termos de queixas.

Uns e outros criticamse mutuamente, muitas vezes com razão, mas, também, sublinhe-se, devido à desorganiz­ação reinante na cidade. De uma ponta a outra a outra, como com facilidade se comprova. Por culpa dos que, pelas funções que lhes foram atribuídas, têm a obrigação de tornar Luanda num local onde apeteça viver, conhecer, visitar e pouco ou nada fazem.

O estado das vias é o que se sabe, tal como a falta de parques de estacionam­ento, a que se junta o excessivo número de viaturas automóveis em circulação pela ausência de opções. Por exemplo, mais e melhores maximbombo­s, com percursos e horários dilatados que permitam impedir a entrada na cidade de carros particular­es, tal como a proibição do serviço de cargas e descargas durante o período diurno.

A ideia da proibição de entrada - na totalidade ou maioria - de viaturas automóveis nos grandes centros urbanos, bem como dos serviços de descarga durante o dia, há muito foi posta em prática noutras grandes metrópoles. Para isso, porém, são precisos estudos que terminem... não se fiquem pelo anúncio ou esquecidos em gavetas. Mas, atenção, feitos por pessoas capazes e conhecedor­as da nossa realidade!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola