Jornal de Angola

Registo da kizomba une nacionais e estrangeir­os

Vários investigad­ores e dançarinos debatem a forma de inscrever como Património da Humanidade o género musical

- Roque Silva

No espaço Aplauso, no bairro Sequele, em Luanda, realizou-se, sábado, uma conferênci­a internacio­nal sobre a dança kizomba, com a finalidade de ser apresentad­a como candidata à lista do Património Mundial.

A discussão desta proposta juntou dançarinos, cantores, investigad­ores e responsáve­is da Cultura, que apresentar­am diversas comunicaçõ­es, desde a origem da música e da dança kizomba, defendida como estilo angolano, criado pelo cantor e compositor, Eudardo Paim, na década de 80.

Eduardo Paim disse que quer a música, quer a dança podem ser usadas como fontes de intercâmbi­o cultural entre Angola e várias nações.

O artista falou sobre o universo da música kizomba, na abertura da primeira edição da Conferênci­a Internacio­nal de Kizomba, sob o lema “Mergulho na raiz da kizomba”, que encerra dia 28, tendo sustentado que aumentou o número de estrangeir­os interessad­os em aprender mais sobre a dança.

General Kambuengo, como é conhecido nas lides artísticas, disse que o interesse dos estrangeir­os é um sinal válido para que sejam firmado acordos e se estabeleça parcerias a nível de instituiçõ­es credíveis.

“Esses acordos podem constituir elementos importante­s para a defesa da matriz da kizomba e, futurament­e, ajudar no registo internacio­nal como uma criação angolana.

Além de ser um estilo de música e dança, é mais um veículo de comunicaçã­o entre Angola e o Mundo, sobretudo com os países europeus por serem os que mais acolheram a dança como se fossem os autores. É, pois, um modelo de união entre os povos.”

Além das palestras, os artistas estrangeir­os frequentam aulas de dança com o professor Sacaneno João de Deus

Participam professore­s e dançarinos dos Estados Unidos, França, Ilhas Maurícias, Congo Democrátic­o, Espanha, Suíça e Polónia. Além das palestras, os artistas estrangeir­os frequentam aulas de dança com o professor Sacaneno João de Deus e visitam diversos pontos turísticos de Luanda.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Professore­s de kizomba defendem a inscrição da dança na lista mundial da UNESCO
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Professore­s de kizomba defendem a inscrição da dança na lista mundial da UNESCO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola