Jornal de Angola

Saúde abre em breve concurso de admissão

A admissão de novos médicos vai contribuir para a regulariza­ção dos problemas da carreira e a elevação do rácio angolano de um médico para quatro mil habitantes

- Pedro Bica | Bula Atumba

A ministra da Saúde anunciou, na segunda-feira, no município de Bula Atumba, província do Bengo, a abertura para breve do concurso público para a admissão de novos funcionári­os para o sector.

Sílvia Lutucuta, que se encontra naquela circunscri­ção em visita de trabalho, disse que a abertura do processo pode ser anunciado a qualquer momento, recordando ter sido já feito o despacho conjunto pelo Ministério da Administra­ção do Território e Reforma do Estado (MAT), pelas Finanças e ministério­s da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social e da Saúde, e está neste momento na Imprensa Nacional para ser publicado em Diário da República.

Assegurou que tão logo seja publicado, “daremos início ao concurso público”. Esclareceu que, em Março deste ano, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado onde apontava o ingresso de 5.805 novos profission­ais de saúde por via do concurso público. Deste número, constam 2.475 médicos, 1.310 enfermeiro­s, 800 técnicos de di-agnóstico e terapeutas e 500 profission­ais de apoio hospitalar.

A admissão de novos médicos, de acordo com o Ministério da Saúde, vai contribuir para a regulariza­ção dos problemas da carreira e a elevação do rácio angolano de um médico para quatro mil habitantes.

Hospital de Bula Atumba

As obras do Hospital Municipal de Bula Atumba, província do Bengo, paralisada­s há quatro anos por dificuldad­es financeira­s, poderão retomar no próximo ano, com a sua inserção no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2019, deu a conhecer a ministra da Saúde.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que foi àquela região constatar o estado actual da infra-estrutura para estudar a possibilid­ade de inserir a referida obra no orçamento de 2019.

Devido à escassez de dinheiro, Sílvia Lutucuta disse que o Ministério da Saúde definiu como prioridade a canalizaçã­o de verbas para as obras de grande impacto existentes no país, para atender a população.

Sílvia Lutucuta garantiu que após a sua conclusão, o Hospital Municipal de Bula Atumba vai também beneficiar a população fronteiriç­a da província do CuanzaNort­e, a julgar pela sua capacidade e valências.

A titular da pasta da Saúde falou das dificuldad­es que o sector enfrenta, nomeadamen­te a falta de técnicos, e adiantou que o concurso público previsto para os próximos dias não vai mitigar a carência de quadros, tendo garantido “ir melhorando a assistênci­a sanitária a médio e longo prazo.”

A ministra da Saúde deu a conhecer que o problema da falta de energia e de água no Hospital da Barra do Dande, também na província do Bengo, será resolvida a partir do próximo mês de Agosto, com o fornecimen­to de energia eléctria produzida no Ciclo Combinado do Soyo, no Zaire.

A governante disse que neste momento os hospitais da província do Bengo não têm falta de medicament­os para o tratamento da tuberculos­e, uma vez terem sido disponibil­izados vários lotes de fármacos para a enfermidad­e, estando as atenções do seu departamen­to ministeria­l viradas para a prevenção e diagnóstic­o desta e de outras doenças que afligem a região. O Hospital Municipal de Bula Atumba foi projectado para internar 70 pacientes.

A ministra disse que tão logo seja publicado, vai dar início ao concurso público. Lembrou que, em Março deste ano, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado onde revelava o ingresso, por concurso público, de 5.805 novos profission­ais de saúde

Sílvia Lutucuta garantiu que após a sua conclusão, o Hospital Municipal de Bula Atumba vai também beneficiar a população fronteiriç­a da província do Cuanza-Norte, a julgar pela sua capacidade e valências

Prevê laboratóri­os, bloco operatório, maternidad­e, pediatria, hemoterapi­a, farmácia, morgue, cozinha e outros serviços indispensá­veis.O município de Bula Atumba tem 11 postos de saúde e uma população estimada em 12 mil 179 habitantes.

A governador­a provincial do Bengo, Mara Quiosa, salientou que, com a conclusão das obras do Hospital Municipal de Bula Atumba, a província vai ganhar mais valências no atendiment­o hospitalar, passando a população a ter mais opções para as consultas.

 ??  ??
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO | EDMUNDO EUCILIO | BENGO ?? Mais de cinco mil novos profission­ais serão admitidos em breve para reforçar o sector da Saúde a nível do país
EDIÇÕES NOVEMBRO | EDMUNDO EUCILIO | BENGO Mais de cinco mil novos profission­ais serão admitidos em breve para reforçar o sector da Saúde a nível do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola