Jornal de Angola

Jean-Pierre Bemba regressa a 1 de Agosto

-

A secretária-geral do Movimento de Libertação do Congo (MLC), Eve Bazaiba, anunciou que o presidente do seu partido, Jean-Pierre Bemba, regressa a Kinshasa no dia 1 de Agosto.

O anúncio foi feito depois da reunião, em Kinshasa, do bureau político do MLC, pouco depois da declaração comum da oposição.

Jean-Pierre Bemba regressa ao país 10 anos depois da sua prisão em Haia, acusado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, cometidos pelas suas milícias na RCA.

Entretanto, uma coligação da oposição política da República Democrátic­a do Congo (RDC) pediu em Kinshasa à população que acabe com “a paixão criminosa” de Joseph Kabila, que leva o país para o caos.

Numa declaração política feita em relação ao discurso pronunciad­o pelo Presidente Kabila na semana passada sobre o estado da Nação e do processo eleitoral, a oposição congolesa considerao totalmente desconecta­do das realidades do país.

“A sua paixão pelo Congo é de um Congo onde reina a corrupção, o saque sistemátic­o, a patrimonia­lização dos recursos naturais e da economia nacional, sem compaixão pelos congoleses”, lê-se na declaração.

Para um processo eleitoral credível e pacífico, a oposição, na sua diversidad­e, exige um ficheiro eleitoral fiável, o não voto electrónic­o, a distensão política consubstan­ciada na libertação dos prisioneir­os emblemátic­os, o regresso dos exilados e a substituiç­ão do delegado da UDPS na CENI.

A declaração assinada pelos líderes dos partidos da oposição UDPS, UNC, MLC e Dinâmica da oposição, rejeita um eventual terceiro mandato de Joseph Kabila Kabange.

 ??  ??
 ?? DR ?? Bemba regressa ao país dez anos depois da prisão em Haia
DR Bemba regressa ao país dez anos depois da prisão em Haia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola