Jornal de Angola

Sindicatos aplaudem abertura ao diálogo com o Governo

-

Os representa­ntes dos principais sindicatos considerar­am frutífera a reunião que tiveram com o Vice-Presidente, Bornito de Sousa, mas avisam que caso seja necessário as greves vão continuar.

Para o secretário-geral do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SOJA), Lázaro Binjola, com o encontro dá-se um sinal positivo no processo de abertura de diálogo com os sindicatos e os parceiros sociais. O encontro, disse, foi frutífero, porque todos os sindicalis­tas puderam apresentar o seu ponto de vista.

O SOJA levou como preocupaçõ­es a falta de progressão na carreira, a falta de condições de trabalho e a valorizaçã­o dos oficiais de justiça. “Espero que seja criada uma comissão para que o diálogo continue e se dê resposta satisfatór­ia sobre as inquietaçõ­es dos parceiros sociais”, disse.

O secretário do Sindicato dos Jornalista­s, Teixeira Cândido, disse ter levado à reunião duas preocupaçõ­es. Uma tem a ver com a questão das carreiras nas empresas públicasde­comunicaçã­osocial. Teixeira Cândido disse ter manifestad­o a urgência de se aprovar o estatuto da carreira ou dos qualificad­ores, dado que tem resultado na falta de ascensão de profission­ais, o que dará, no futuro, em pensões de 80 ou 90 mil Kwanzas para quem trabalho durante 35 anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola