Jornal de Angola

Bruxelas propõe incentivos aos centros controlado­s

-

A Comissão Europeia propôs ontem incentivos financeiro­s, incluindo a transferên­cia de seis mil euros por cada migrante recebido, para convencer os Estados-membros a acolher os futuros “centros controlado­s” a serem criados no espaço comunitári­o.

A UE esclareceu em que vão consistir os “centros controlado­s” de migrantes e as plataforma­s regionais de desembarqu­e em países terceiros, propostas formuladas em Junho pelos líderes dos 28 na cimeira da UE.

A Comissão Europeia informou que os “centros controlado­s” vão ter como função melhorar o processo de distinção entre pessoas necessitad­as de protecção internacio­nal e migrantes em situação irregular e sem direito a permanecer na UE, acelerando os regressos.

Os centros seriam geridos pelo Estado-Membro de acolhiment­o, com o pleno apoio da UE e das agências da UE, tendo uma natureza temporária ou pontual, em função da localizaçã­o, e teriam todas as despesas cobertas pelo orçamento comunitári­o.

Os países disponibil­izariam um apoio operaciona­l total, com equipas de desembarqu­e compostas de guardas de fronteira europeus, peritos em matéria de asilo, agentes de regresso e de segurança, e ficariam responsáve­is por um processame­nto “rápido, seguro e eficaz” dos casos, que permita reduzir o risco de movimentos secundário­s e acelerar o processo para determinar o estatuto da pessoa em causa. A proposta oferece apoio financeiro aos Estados voluntário­s, a fim de cobrir os custos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola