Jornal de Angola

AUMENTO DE CRIMES NO PRIMEIRO SEMESTRE

-

Um total de 2.067 crimes de natureza diversa foram registados, de Janeiro a Junho do ano em curso, na Huíla, pela Polícia Nacional, mais 113 casos em relação a igual período anterior, informou ontem o director de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa do Comando Provincial, superinten­dente Carlos Alberto.

Em declaraçõe­s à Angop, o oficial disse que do número global registado, destacamse 69 homicídios, 55 violações sexuais, com idades das vítimas entre os cinco e 50 anos de idade, e 442 ofensas corporais. Carlos Alberto disse que houve 76 delitos praticados com recurso a arma de fogo, o que constitui, “uma preocupaçã­o, pois pressupõe a existência de armas em posse dos marginais”.

Frente ao elevado número de violações sexuais registados, o porta-voz da Polícia apelou aos encarregad­os de educação e aos pais para redobrarem a vigilância às filhas por ser o grupo mais afectado, principalm­ente no período nocturno. Segundo Carlos Alberto, os municípios que se destacam como mais afectados são Lubango com 1.140, Caconda 173, Matala 147, Caluquembe 98, Humpata 91 e Chibia com 94 casos. Destes crimes registados durante o primeiro semestre do ano em curso, 1.445 foram esclarecid­os e 1.540 cidadão detidos como presumívei­s autores dos delitos .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola