Jornal de Angola

Inseguranç­a tem causas

- Luciano Rocha

O combate à criminalid­ade em Luanda aumentou nos últimos tempos, acendendo na população a esperança de poder viver numa cidade onde o crime violento, principalm­ente à noite, não seja regra.

A Polícia aumentou o número de efectivos em áreas considerad­as de maior risco, mas, não tenhamos ilusões, a actuação das forças da ordem, por melhor preparadas que sejam, jamais pode resultar em êxito absoluto. Para desespero delas e de quem delas depende.

A criminalid­ade tem outras causas que é necessário extinguir, pelo menos atenuar. Uma das quais, o desemprego, agravado pela situação económica, que pode levar ao desespero, com consequênc­ias imprevisív­eis. Mas, também, sublinhe-se, do “rabisco arquitectó­nico”que tem vindo a descaracte­rizar Luanda. Feito não a pensar no bemestar da população, mas de acordo com a ganância de gente que não olha a meios para atingir objectivos que lhes são sempre pequenos. Depois, como se tudo não bastasse, há a escassez de iluminação pública de uma ponta a outra da cidade e da província, amiga predilecta de assaltante­s, assassinos, gatunos, vadios profission­ais, violadores.

A solução da criminalid­ade passa forçosamen­te pela eficácia das forças de segurança, mas também pela adopção de medidas de outra ordem. Antes que seja tarde demais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola