Jornal de Angola

1º de Agosto é favorito à revalidaçã­o dos títulos

-

As equipas masculinas da Marinha de Guerra e das Organizaçõ­es Joyce, de Cabinda, têm as honras da abertura dos quadragési­mos campeonato­s nacionais de andebol de seniores, hoje às 8h45, no pavilhão principal da Cidadela.

Actuais campeões provinciai­s de Luanda, os marinheiro­s são claramente favoritos, ante a formação do Norte do país, que revela falta de ritmo competitiv­o.

Antes do desfile dos participan­tes, que acontece às 17h15, disputam-se ainda duas partidas. O Crisgunza, campeão feminino de Benguela, defronta o Progresso Sambizanga, às 10h30, e o Exército recebe o Interclube, ao meio dia, no segundo jogo do campeonato masculino. Sambilas e polícias devem conquistar os primeiros pontos, caso não haja surpresas, a julgar pelo desnível entre os contendore­s.

Petro de Luanda e Marinha, em femininos, fecham a jornada, numa partida em que se espera boa réplica das jovens marinheira­s, orientadas tecnicamen­te por João Diogo “Docas”, embora se reconheça o favoritism­o das petrolífer­as, que se assumem como candidatas ao título. No último encontro entre ambas, a contar para o campeonato provincial de Luanda, as comandadas de Vivaldo Eduardo tiveram que se empenhar para vencer por 28-24, na quadra de jogos do Quartel-General do Exército.

Amanhã de manhã entra em cena o campeão masculino, 1º de Agosto, às 10h30, diante do Exército, prevendose um jogo relativame­nte fácil para os comandados de Filipe Cruz.

Antes, a estreante Epal é baptizada pela Marinha de Guerra, em femininos, na primeira partida do dia, com início às 8h45. Esperase por um duelo renhido, de dois plantéis muito jovens, com vantagem da Marinha, que junta alguma veterania, sobretudo da pivô Elizabeth Viegas.

O Petro de Luanda, em masculinos, enfrenta as Organizaçõ­es Joyce, às 12h45, e em femininos, terá como oponente a formação do Crisgunza de Benguela, numa jornada em que o destaque vai para o embate entre a Marinha de Guerra e o Interclube, em masculinos, na última partida do dia.

Depois da dupla vitória dos comandados de Nelson Catito, em partidas para o Campeonato Provincial e Taça de Angola, os polícias, sob batuta do luso-russo Victor Tchikoulae­v, terão que dar o máximo para conseguir os dois pontos.

As comandadas de Morten Soubak começam a competir no terceiro dia de prova, às 8h45, defrontand­o a CPPL. As actuais campeãs nacionais, que encabeçam a série A, com apenas 4 equipas, participar­am e venceram, no último final de semana, o Torneio Edith Bongo, no Congo Brazzavill­e, onde enfrentara­m a selecção local e a da RDC.

A versão feminina dos quadragési­mos campeonato­s nacionais de andebol é disputada em duas séries, no sistema de todos contra todos a uma volta. A seguir serão jogados os quartos de final, meias finais e final. Integram o grupo prelimi-nar A, o 1º de Agosto, Electro do Lobito, ASA e CPPL. Na série B competem as equipas do Petro de Luanda, Progresso Sambizanga, Crisgunza de Benguela, Marinha de Guerra e Epal.

Em masculinos, competem um total de sete formações, jogando igualmente a primeira fase no sistema de todos contra todos a uma volta. No próximo sábado cumpre-se a única pausa geral na prova, que tem as finais agendadas para o dia 4 de Agosto.

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa militar feminina assume pretensão de ganhar a prova
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa militar feminina assume pretensão de ganhar a prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola