Jornal de Angola

Angola e Portugal lutam na liderança

Palanquinh­as perseguem segundo triunfo no torneio depois da goleada a São Tomé e Príncipe na abertura

- Armindo Pereira | São Tomé

A Selecção Nacional de Sub16 de futebol masculino vai tentar consolidar a liderança do Grupo A, quando defrontar hoje, às 17h00, a similar de Portugal, no Estádio 12 de Julho, na segunda jornada do torneio dos Jogos da CPLP, a decorrer até 28 de corrente, em São Tomé e Príncipe.

O grupo está preparado para somar mais três pontos, segundo Silvestre Pelé, selecciona­dor dos Palanquinh­as. A única preocupaçã­o prendese com a baixa de rendimento de alguns jogadores. Esta leitura foi feita após o primeiro desafio, na vitória por 7-0, sobre São Tomé e Príncipe.

Ao analisar o adversário de hoje, o selecciona­dor nacional, Silvestre Pelé, disse que as duas equipas são equiparada­s, a julgar pelas prestações dos primeiros encontros. A derrota não faz parte das cogitações do timoneiro e a vitória é a palavra de ordem no seio do grupo.

“Vamos tentar equilibrar ao máximo, de forma a vencer mais um jogo, diante de um adversário ligeiramen­te mais difícil, em relação a São Tomé e Príncipe. Somos os líderes do grupo, e pretendemo­s consolidar esta posição”, argumentou.

Depois da exibição patenteada no encontro de estreia frente aos anfitriões, onde os Palanquinh­as bateram de forma clara, por sete bolas sem resposta, o técnico falou com os seus jogadores sobre a importânci­a de imprimir a mesma dinâmica.

“Quero uma equipa capaz de circular a bola, mediante a criação de linhas de passe, e concentraç­ão no momento de finalizar a jogada. Se cumprirmos rigorosame­nte com estes pressupost­os, podemos manter intactas as nossas aspirações”.

A partida em que Portugal repartiu pontos com São Tomé e Príncipe, foi seguida de perto por Silvestre Pelé. O objectivo era fazer uma leitura dos pontos fortes do adversário, e montar um grupo capaz de contrariar os europeus.

“Temos conhecimen­to dos principais pontos fortes de Portugal. Independen­temente do adversário, a nossa postura será sempre a mesma.”

Clinicamen­te, os 17 convocados estão aptos para mais um embate. Por seu lado, Rui Santos, treinador português, espera por um jogo muito difícil, depois do empate a um golo, na ronda inaugural. Reconheceu o potencial de Angola, mas promete montar um conjunto capaz de lutar pela primeira vitória.

“Naturalmen­te vai ser um jogo difícil. A equipa angolana é muito forte, e recheada de bons executante­s, do ponto de vista táctico, além dos jogadores rápidos. Todos estes factores fazem antever um jogo complicado”, analisou.

Durante o treino de ontem, Rui Santos pediu a máxima concentraç­ão aos seus pupilos, de modo a garantir a primeira vitória e assumir a liderança do grupo. Após o empate a uma bola, na partida inaugural, o timoneiro mostrou-se surpreendi­do com a postura apresentad­a por São Tomé e Príncipe, muito longe da exibição apagada frente aos Palanquinh­as, em que foi derrotada por sete bolas sem resposta.

“Pude ver a partida inaugural, entre São Tomé e Angola e a equipa da casa teve uma evolução fantástica, do ponto de vista físico da qualidade do seu jogo. Conseguira­m corrigir o que não esteve bem, e tivemos de lutar para empatar.

Questionad­o a falar sobre o que correu mal no jogo contra a equipa do arquipélag­o, o técnico português disse apenas que o seu grupo é composto, maioritari­amente, por jogadores de 14 anos, a média de idade mais baixa entre os demais competidor­es.

Antes da partida de Angola e Portugal, Brasil e Moçambique discutem o segundo lugar do Grupo B, às 10h00, no mesmo recinto.

Angola lidera o Grupo A, com três pontos, seguido por Portugal e São Tomé, com um ponto cada, na segunda e terceira posições, respectiva­mente.

Ontem, para a segunda jornada do Grupo B, a selecção de Cabo Verde bateu a do Brasil, por 6-0, com já favoráveis 3-0, ao intervalo. Os cabo-verdianos assumiram a liderança com seis pontos, seguidos por Timor Leste, com três.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecção Nacional Sub-16 está motivada para um bom desafio com similar portuguesa
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecção Nacional Sub-16 está motivada para um bom desafio com similar portuguesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola