Jornal de Angola

Selecção de basquetebo­l viaja para China sem quatro jogadores

- Melo Clemente

A Selecção Nacional de basquetebo­l em seniores masculinos seguiu viagem ontem, para Addis Abeba, Etiópia, em trânsito para a República Popular da China, com apenas oito jogadores, dos doze convocados para competirem no torneio internacio­nal, a partir de amanhã até 5 de Agosto próximo, competição enquadrada na preparação, visando a quarta janela de qualificaç­ão, zona africana, para a Copa do Mundo de 2019.

Trata-se de Reggie Moore, Yanick Moreira, Leandro Conceição, Edson Ndoniema, Gerson Domingos, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Hermenegil­do M’bunga e Petro Bastos, respectiva­mente.

O extremo-base Mohamed Malick Cissé, do 1º de Agosto, Alexandre Jungo, extremopos­te do Interclube, Sílvio Mendes Mateus, base que actua na Áustria, e o extremopos­te Sebastião Quicuame, jogador que na última temporada represento­u as cores do 1º de Agosto, não embarcaram ontem com a comitiva chefiada por Benjamim Romano, que deve desembarca­r hoje, sexta-feira, naquele país asiático.

Dos quatro jogadores acima referencia­dos, apenas o jovem Alexandre Jungo marcou presença no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, ao passo que os demais encontrava­mse no Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME) a tratar dos passaporte­s. O “scouting” dos hendecacam­peões africanos, Emanuel Mavombo, também não seguiu viagem com o resto do grupo.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o presidente da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), Helder Martins da Cruz “Maneda”, lamentou o sucedido, tendo assegurado que os quatro jogadores, para além do scouting, Emanuel Mavombo, devem seguir viagem hoje para China, país que acolhe em 2019 a Copa do Mundo. “Infelizmen­te os quatro jogadores que mencionou não seguem viagem hoje (ontem) com o resto do grupo, devido a problemas administra­tivos. Não conseguimo­s tirar os passaporte­s a tempo.

Portanto, se a viagem fosse à noite, creio que o grupo seguiria completo. Estamos a trabalhar no sentido de embarcar os atletas amanhã (hoje)”, garantiu o homem forte da FAB. Entretanto, a Selecção Nacional seguiu viagem sem o médico e o preparador físico.

A quarta janela de qualificaç­ão, zona africana, para a Copa do Mundo de 2019 vai decorrer de 14 a 16 de Setembro deste ano , na Tunísia.

Angola está inserida no Grupo E, juntamente com os Camarões, com quem se estreia, no dia 14, Tunísia, Egipto, Marrocos e Chade, respectiva­mente. O Grupo F é formado pelas selecções da Nigéria, Senegal, República Centro Africana, Rwanda, Costa do Marfim e Mali.

 ??  ??
 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Desorganiz­ação marca embarque dos hendecacam­peões
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Desorganiz­ação marca embarque dos hendecacam­peões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola