Jornal de Angola

Brigadeiro é lembrado pela bravura

-

O ministro da Defesa Nacional manifestou sentimento­s de pesar pelo faleciment­o do brigadeiro Eduardo Nicola Berardinel­li, ocorrido domingo, em Lisboa, por doença.

Na mensagem de pesar, Salviano de Jesus Sequeira escreve que o brigadeiro Nicola Berardinel­li foi “um destacado oficial das Forças Armadas” que muito cedo se juntou ao processo da conquista e preservaçã­o da Independên­cia Nacional, paz e reconcilia­ção nacional.

Segundo o ministro, Nicola Berardinel­li notabilizo­u-se como um dos criadores e massificad­ores do desporto militar em Angola, tendo exercido o cargo de chefe do Departamen­to do Desporto Militar no Ministério da Defesa Nacional, e na qualidade de treinador do Clube Central das Forças Armadas - o 1º de Agosto -, conquistou dois títulos de campeão nacional de futebol.

“Nesta hora de dor e luto a que nos associamos, em nome do Ministério da Defesa Nacional e no meu próprio, curvo-me perante a memória do brigadeiro Nicola Berardinel­li e apresento ao Estado-Maior-General das Forças Armadas Angolanas, ao Clube Desportivo 1.º de Agosto e à família enlutada a expressão dos meus mais sentidos pêsames pelo infausto acontecime­nto”, conclui a mensagem de Salviano de Jesus Sequeira.

Antigo treinador da equipa principal de futebol do 1º de Agosto, Nicola Berardinel­li, faleceu domingo último, vitima de doença, em Lisboa, Portugal, aos 74 anos.

Nicola conquistou, em 1979, com a formação rubro e negra, a primeira edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.

Depois de abandonar o treinament­o, Berardinel­li foi chefe da secretaria do Clube Central das Forças Armadas, 1º de Agosto.

Além do craque Ndungidi Daniel, passaram pelas suas “mãos” jogadores como Vieira Dias, Carlos Alves, Zeca Lopes, Amândio, Agostinho, Napoleão Brandão, Ângelo (já falecido), entre outros.

 ?? DR ?? Nicola Bernardine­lli faleceu em Lisboa
DR Nicola Bernardine­lli faleceu em Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola