Jornal de Angola

Turquia reforça lei antiterror­ista

-

Um comité parlamenta­r turco aprovou na quarta-feira uma lei antiterror­ista retomando medidas instaurada­s com o estado de emergência decretado após o fracassado golpe de Julho de 2016 levantado há uma semana, niticiou a agência Anadolu.

O Partido da Justiça e do Desenvolvi­mento (AKP), islamita-conservado­r, no poder desde 2003) justificou o documento pela necessidad­e de evitar um “abrandamen­to” na luta contra os “grupos terrorista­s”, após a declaração do fim do estado de emergência.

Os críticos da medida acusam o Governo do Presidente Recep Erdogan de pretender instituir em permanênci­a o estado de emergência com uma lei que reforça os poderes das autoridade­s.

O texto, reporta a agência France Press, contém diversas medidas que se assemelham ao estado de emergência, incluindo a possibilid­ade de as autoridade­s prosseguir­em o despedimen­to, por um período de três anos, dos funcionári­os públicos suspeitos de ligações a “grupos terrorista­s”.

Outra norma indica que os administra­dores públicos nomeados no decurso do estado de emergência para a chefia de empresas suspeitas de ligações a uma “organizaçã­o terrorista” podem permanecer nos cargos durante mais três anos.

O novo texto, também apoiado pelos deputados de direita do Partido de Acção Nacionalis­ta (MHP), actual aliado do AKP, também impõe que as manifestaç­ões e concentraç­ões são proibidas após o pôr do sol, caso não exista autorizaçã­o especial.

Os governador­es das províncias também são autorizado­s a restringir o acesso a diversas áreas até 15 dias por “motivos de segurança”, enquanto a prisão preventiva de suspeitos pode prolongar-se, em certos casos, até 12 dias.

 ?? DR ?? Lei reforça os poderes do Presidente Recep Erdogan
DR Lei reforça os poderes do Presidente Recep Erdogan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola