Jornal de Angola

Álvaro Uribe renuncia ao senado colombiano

-

O ex-Presidente colombiano, Álvaro Uribe, apresentou quarta-feira a renúncia ao Senado, câmara alta do Parlamento, depois de ser visado pelo Supremo Tribunal num caso de suborno e fraude processual, anunciou o próprio através da rede social Twitter.

“O Supremo Tribunal chama-me a depor, não me ouviu anteriorme­nte. Sinto-me moralmente impedido de ser senador, vou enviar a minha carta de demissão para que a minha defesa não interfira nas tarefas do Senado”, escreveu Álvaro Uribe, que foi Presidente entre 2002 e 2010, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Minutos depois, publicou outro tweet com uma breve carta dirigida ao presidente do Senado, Ernesto Macias, na qual apresentou a sua renúncia e pediu para que fosse aceite.

O Supremo Tribunal explicou em comunicado que recolheu “provas que levaram a uma investigaç­ão formal contra” Álvaro Uribe, que tinha assumido um novo mandato como senador quatro dias antes, e contra o representa­nte da Câmara [do Parlamento], Álvaro Hernán Prada.

Os suspeitos, ambos do Partido do Centro Democrátic­o, respondem pelos crimes de “suborno e fraude processual”. O Supremo Tribunal explicou que os dois políticos serão presentes a interrogat­ório, mas antes terão a oportunida­de de conhecer os factos que lhes são imputados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola