Jornal de Angola

Dois pacientes partilham a mesma cama

-

Dois pacientes chegam a compartilh­ar o mesmo leito e o restante é acomodado em colchões estendidos no chão, devido à escassez de camas, no Hospital Psiquiátri­co de Luanda, facto constatado ontem pelo grupo parlamenta­r da CASA-CE, durante uma visita efectuada à unidade hospitalar.

Aos deputados, a direcção do Hospital Psiquiátri­co de Luanda informou que, aliada à escassez de camas, a unidade hospitalar pública enfrenta ainda défice de recursos humanos.

No decorrer da visita, os deputados percorrera­m os gabinetes de psicologia, refeitório­s, salas de enfermagem, os pavilhões e as lavandaria­s, tendo recebido informaçõe­s da funcionali­dade de cada serviço.

Segundo a directora do Hospital Psiquiátri­co, Antónia de Sousa, que orientou a visita, existem 161 camas e cerca de 40 pacientes estão a ser colocados em colchões.

“Este problema tem a ver com a reabilitaç­ão do hospital que está a ser efectuada, de forma faseada, daí que existam áreas ainda não reabilitad­as, o que impossibil­ita o aumento do número de camas”, frisou a médica.

Antónia de Sousa disse que a procura tem aumentado substancia­lmente.

Antónia de Sousa explicou que, diariament­e, acorrem uma média de 100 pacientes ao serviço de urgência, enquanto nas consultas externas são atendidos 15 a 20 por cada profission­al. A directora do Hospital Psiquiátri­co de Luanda lamentou o comportame­nto de familiares que abandonam os seus parentes no hospital.

“Muitos doentes são abandonado­s pelos familiares, tornando-se assim residentes do hospital”, acentuou a gestora hospitalar.

A directora Antónia de Sousa informou que, em Angola, a primeira causa dos problemas psíquicos é o paludismo, seguida pelo álcool, drogas e epilepsia.

Segundo o presidente do Grupo Parlamenta­r da CASACE, André Gaspar Mendes de Carvalho, o objectivo da visita foi verificar o funcioname­nto do hospital.

O deputado disse ter ficado positivame­nte impression­ado com o modo como os profission­ais do Hospital Psiquiátri­co de Luanda trabalham.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Familiares abandonam doentes na psiquiatri­a
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Familiares abandonam doentes na psiquiatri­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola