Jornal de Angola

Crítica social no teatro

- Manuel Albano

“Helena” é o título da peça de teatro do Projecto Vela a que é exibida hoje, às 20h00, na Liga Africana, em Luanda, inserido nas actividade­s da terceira edição do Circuito Internacio­nal de Teatro.

O espectácul­o narra a vida de uma jovem de 25 anos que se apaixona por um rapaz de nome Jack. A jovem tem sonhos de construir família. Na fase do namoro, ela planeia ter um filho e engravida.

A notícia não foi bem recebida pelo parceiro que tudo faz para conseguir persuadir a rapariga a interrompe­r a gravidez. Jack faz tudo para tirar a gravidez. Helena tenta compreende­r as razões pelas quais o parceiro pretende interrompe­r a sua gravidez.

Preservaçã­o dos valores

O grupo Ndokweno Artes apresenta no sábado, às 20h00, na Liga Africana, a peça “Matumbice de Ouro”, na qual os protagonis­tas procuram mostrar uma sociedade consumista e cada vez mais “devorada” pela ganância dos homens.

A falta de solidaried­ade, o egoísmo, o enriquecim­ento ilícito e a degradação dos valores morais e cívicos são alguns dos temas levados à cena no espectácul­o de aproximada­mente uma hora.

A peça analisa o actual quadro de desenvolvi­mento do continente africano e é também uma crítica social à má gestão dos recursos naturais postos à disposição dos próprios africanos.

No domingo, às 20h00, o palco da Liga Africana acolhe o espectácul­o “Cemitério 38” do grupo Amazonas Teatro, que retrata uma sociedade órfã de valores morais, cívicos e culturais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola