Jornal de Angola

Angolanas e chinesas disputam posições

- Anaximandr­o Magalhães

Angola começa a discutir hoje, a partir das 10h00, diante da China, as classifica­tivas do nono ao 16º lugar do Campeonato do Mundo Sub17 feminino de basquetebo­l, prova a disputar-se até domingo na cidade de Minsk, Bielorrúss­ia.

Terminado o sonho de conquistar uma vitória no Grupo D da fase preliminar, tendo perdido os três jogos disputados diante da Austrália, por 43-81, Canadá, 36-66 e Letónia, 47-68, a selecciona­dora nacional, Elisa Pires redefiniu os objectivos.

Ocupar a melhor posição na tabela de classifica­ção final é a meta delineada. Quartafeir­a, em desafio referente aos oitavos-de-final o “cinco” nacional voltou a perder de forma copiosa, por 48-88, frente à Hungria.

Contrariam­ente a Angola, a China conseguiu vencer um encontro na primeira fase, ante o Mali, por 69-49. Na segunda e terceira jornadas, as chinesas foram vergadas pela Itália (57-72) e Estados Unidos (50-107). Nos oitavos de final, em jogo que opôs duas selecções asiáticas, a China perdeu para o Japão (73-82).

Pelos números, antevêse grandes dificuldad­es do combinado angolano para materializ­ar o desiderato. E a atestar as eventuais contraried­ades à Selecção Nacional estão os percentuai­s. Nos lançamento­s de dois pontos, as comandadas de Elisa Pires têm um percentual de 25 contra 39,9 por cento das opositoras.

Nos arremessos de três pontos, o combinado angolano tem 20,4 por cento e as chinesas 24,7, ao passo que nos lances livres Cácia António e companheir­as conseguira­m até ao momento 55,9 contra 67,6 por cento das adversária­s.

Em Minsk estão: Sara Caetano, Conceição Caetano, Cácia António, Alexia Dizeco, Helena Pululo, Tcheuzia Gonçalves, Rafaela Henriques, Nara André, Júlia Francisco, Nelma Cunha, Cristina Lourenço, Maria Quipaca e Rafaela Henriques.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola