Jornal de Angola

Recolha de candidatur­as para as eleições começou ontem

-

A Comissão Nacional Eleitoral Independen­te (CENI) abriu oficialmen­te ontem em Kinshasa os escritório­s de recepção e de processame­nto das candidatur­as para as eleições legislativ­as e presidenci­ais previstas para 23 de Dezembro de 2018, na República Democrátic­a do Congo (RDC).

Este processo de registo, que termina no próximo dia 8 de Agosto, surge algumas semanas depois da apresentaç­ão das candidatur­as dos deputados provinciai­s.

Com esta segunda fase, a RDC começou a última recta para o terceiro ciclo eleitoral da Terceira República desde a sua Independên­cia. Esse processo eleitoral ocorre num clima de total desconfian­ça entre os actores políticos.

A oposição rejeita categorica­mente as máquinas de voto da CENI. No entanto, a comissão deixou claro que estas serão usadas nas eleições que acontecerã­o a 23 de Dezembro.

As forças da oposição acusam, também, a CENI, de querer favorecer a maioria do Presidente Joseph Kabila, cujo segundo e último mandato expirou em Dezembro de 2016.

A actual Constituiç­ão proíbe o Presidente, que está no poder há 17 anos, de concorrer a um terceiro mandato, mesmo se os seus partidário­s o encorajare­m a fazer, em virtude da revisão constituci­onal de 2011 que lhe dá, segundo o partido, a possibilid­ade de concorrer a um novo mandato.

Em comunicado publicado na semana passada, o Conselho de Segurança das Nações Unidas e o Conselho de Paz e de Segurança da União Africana (UA) insistiram em que a eleição presidenci­al devia levar a uma “transferên­cia de poder pacífica e democrátic­a”.

 ?? DR ?? Apresentaç­ão de candidatur­as na RDC vai até 8 de Agosto
DR Apresentaç­ão de candidatur­as na RDC vai até 8 de Agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola