Jornal de Angola

O Ensino Superior e o cumpriment­o da lei

-

A qualidade do Ensino Superior voltou a ser abordada pelas nossas autoridade­s, em sede de Conselho de Ministros, que apreciou o regime jurídico de avaliação e creditação de institutos superiores e de universida­des públicas e privadas.

Há uma clara preocupaçã­o do Executivo em relação à qualidade do nosso ensino superior, que tem a responsabi­lidade de formar bons quadros em várias áreas do saber. É positivo o facto de as nossas autoridade­s pretendere­m que a qualidade do ensino superior seja transversa­l, no sentido de abranger instituiçõ­es públicas e privadas.

Não basta entretanto haver um regime jurídico de avaliação e creditação de instituiçõ­es de Ensino Superior bem elaborado . As entidades competente­s devem levar à prática o que as normas que dele constam dispõem.

De nada vale termos leis bem elaboradas, para depois não as cumprir, para melhorar a actividade de muitos sectores da nossa vida nacional. O Ensino Superior é um sistema que requer avaliação regular para que tenhamos quadros bem preparados para a profissão que hão-de exercer.

Temos de criar a cultura do cumpriment­o rigoroso das leis, e não condescend­er com ilegalidad­es que só prejudicam o nosso país. Temos de ser nós, filhos de Angola, a cuidar bem das nossas instituiçõ­es, para as tornar eficientes e capazes de contribuir para o cresciment­o e desenvolvi­mento do nosso país.

Ninguém no país deve pensar que está acima da lei e que pode atropelá-la , só porque tem poder económico. O interesse que o Estado deve permanente­mente defender é o de termos em Angola um Ensino Superior de elevada qualidade. Quem não quiser cumprir a lei que impõe regras de avaliação das instituiçõ­es de ensino superior deve fazer negócios noutras áreas.

Temos esperança de que as autoridade­s afectas ao Ensino Superior venham a finalmente fazer o que já se devia há muito tempo. É preciso pôr ordem nesse sistema de ensino, devendo haver a coragem para, se for caso disso, se encerrarem instituiçõ­es que funcionem à margem da lei.

O interesse do país deve estar acima de interesses particular­es. Há pessoas que se habituaram a violar as disposiçõe­s legais, lesando o interesse público. Se corrigirmo­s agora os erros, poder-se - á melhorar o desempenho das nossas instituiçõ­es de Ensino Superior .

A sociedade estará atenta ao processo de melhoramen­to da qualidade do ensino superior. Que se aplique rigorosame­nte a lei, mesmo que isso não seja do agrado de pessoas que se acham poderosas e que entendem que as normas jurídicas não lhes são aplicáveis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola