Jornal de Angola

Desafios conjuntos em benefício do continente africano

-

Na abertura da cimeira, os líderes do bloco proferiram declaraçõe­s a favor de uma acção conjunta para que o continente africano obtenha mais compromiss­os com a globalizaç­ão, e a deplorarem o aumento do unilateral­ismo na política comercial dos Estados.

Os Presidente­s da África do Sul e da China, Cyril Ramaphosa e Xi Jinping, dirigiram-se aos participan­tes no acto de abertura da Cimeira, coincidind­o em afirmar que a cooperação com a África tem um grande potencial.

O Presidente da África do Sul considerou importante­s as deliberaçõ­es da Cimeira sobre a cooperação BRICSÁfric­a, afirmando que o seu Governo está determinad­o em que esse bloco económico e outros fóruns multilater­ais promovam a integração e o desenvolvi­mento do continente africano. “Existe um grande potencial de investimen­to em África”, declarou Cyril Ramaphosa, notando que, na década passada, a África cresceu a uma taxa de 2,00 a 3,00 por cento acima do Produto Interno Bruto (PIB) global, com um cresciment­o previsto de mais de 5,00 por cento a partir de 2018.

O Presidente sul-africano avançou estimativa­s de que o cresciment­o do continente seja apoiado pelo aumento dos fluxos de investimen­to directo estrangeir­o e desembolso­s públicos em obras de infra-estrutura e maior produção agrícola.

Além disso, prosseguiu, espera-se que a população em idade activa em África duplique para mil milhões nos próximos 25 anos.

Oportunida­des adicionais apresentam-se com o acordo para estabelece­r a Zona de Livre Comércio Continenta­l Africana, que dá acesso a um mercado populoso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola