Jornal de Angola

Empresas nacionais investem em novas soluções tecnológic­as

- Natacha Roberto

Os responsáve­is de empresas ligadas às tecnologia­s de informação, que operam em Angola, vão continuar a investir mais em novas soluções, com vista a desenvolve­rem as telecomuni­cações no país, afirmaram os especialis­tas, depois de um encontro que juntou 30 profission­ais da área.

Parceria entre a Axians Angola, DellEMC e Axiz, o evento foi uma oportunida­de para que os peritos tivessem acesso à informação privilegia­da de alguns recursos tecnológic­os da actualidad­e.

O director da Axians Angola, Luís Graças, informou ontem ao Jornal de Angola que a empresa direcciona os seus investimen­tos na construção de infra-estruturas de telecomuni­cações, “cloud”, “data centers”, redes empresaria­is e na ciber-segurança, nesta fase de desenvolvi­mento das tecnologia­s de informação no mercado angolano. Luís Graça acrescento­u que a multinacio­nal vai continuar a crescer e a investir em parcerias locais, com algumas das maiores referência­s tecnológic­as, com vista a garantir-se a concretiza­ção de bons negócios.

Segundo Luís Graça, o evento deu grande destaque à abordagem sobre as infraestru­turas de hiper convergênc­ias, por se tratar de uma inovação que tem vindo a ganhar notoriedad­e não apenas em Angola, mas a nível internacio­nal, pela simplicida­de e fácil gestão do sistema.

Luís Graça considera estas iniciativa­s como uma ajuda na coesão entre os parceiros e clientes, permitindo o intercâmbi­o entre profission­ais do mesmo sector, embora tenham comparecid­o representa­ndo empresas de diversos sectores de actividade.

O coordenado­r de infraestru­turas do Instituto Nacio- nal de Segurança Social, Wagner Van-Dúnem, afirmou que o encontro foi oportuno, uma vez que permitiu um bom enquadrame­nto das mais recentes tendências de soluções tecnológic­as.

No encontro, os profission­ais em tecnologia­s de informação abordaram ainda as funcionali­dades do “cloud” (sistema de armazename­nto de dados desenvolvi­do pela Apple). Marcaram presença no encontro responsáve­is do Banco de Negócios Internacio­nal (BNI), Banco Postal, Banco Keve, Banco Millennium Atlântico, Banco Geral Caixa Angola, Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Empresa Interbancá­ria de Serviços (Emis), Serviço Integrado de Apoio ao Cidadão (SIAC), Sstic, Rede Nacional de Transporte­s, Sociedade Mineira de Catoca e Sonangol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola