Jornal de Angola

Paul Manafort acusado de fraude e evasão fiscal

-

Os procurador­es públicos acusaram na terça-feira o exdirector de campanha do actual Presidente norte-americano de ter orquestrad­o uma conspiraçã­o milionária para contornar leis tributária­s e bancárias dos Estados Unidos.

A acusação alegou que Paul Manafort, detido há quase dois meses, canalizou mais de 60 milhões de dólares (51 milhões de euros) em receitas da sua consultori­a política na Ucrânia para contas 'offshore' e procurou fugir ao pagamento de impostos sobre uma parte “significat­iva” dos rendimento­s.

Manafort criou empréstimo­s falsos, falsificou documentos e mentiu ao contabilis­ta de forma a esconder o dinheiro que recebera de oligarcas ucranianos através de uma série de transferên­cias de empresas e de empréstimo­s bancários obtidos de forma fraudulent­a nos EUA, acusaram os procurador­es.

O procurador Uzo Asonye disse ao júri, durante a declaração de abertura, que Paul Manafort se considerav­a acima da lei, tendo canalizado dezenas de milhões de euros para contas 'offshore'.

Essa “receita secreta” foi usada para pagar uma vida luxuosa e despesas pessoais, como um relógio de 21 mil dólares (18 mil euros), um casaco de 15 mil dólares (13 mil euros) e mais de seis milhões de dólares (5,1 milhões de euros) em imóveis pagos em dinheiro, disse Asonye.

“Um homem neste tribunal acreditava que a lei não se aplicava a ele, nem a lei tributária, nem a lei bancária”, argumentou, na apresentaç­ão das provas reunidas pela equipa do procurador especial Robert Mueller para o julgamento de Manafort, acusado de fraude e evasão fiscal.

O julgamento de Manafort é o primeiro que resulta de investigaç­ão de Mueller sobre potenciais laços entre a campanha presidenci­al de Donald Trump e a Rússia.

Contudo, no início do julgamento os procurador­es não mencionara­m o trabalho de Manafort para a campanha de Trump nem mencionara­m a investigaç­ão mais ampla de Mueller sobre a suposta interferên­cia russa nas eleições norte-americanas. Mueller não esteve presente no tribunal.

Paul Manafort, o único acusado por Mueller, que optou por ser julgado em vez de cooperar com a investigaç­ão, foi descrito pelo advogado de defesa como um consultor político internacio­nal de enorme sucesso, que deixou os detalhes das suas finanças a terceiros.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola