Jornal de Angola

Israel propõe financiar projectos na agricultur­a

- Luísa Victoriano | Malanje e Angop

O embaixador de Israel em Angola anunciou, ontem, em Malanje, a possibilid­ade da cooperação bilateral abarcar a implantaçã­o, naquela província, de projectos semelhante­s ao da Aldeia Nova, na região do Waco Cungo, e ao da Quiminha, em Luanda, os quais beneficiar­am de fundos oriundos do seu país.

Oren Rozenblat fez esta declaração à saída de uma audiência com o vice-governador para o sector Político Económico e Social, Domingos Eduardo, e adiantou que uma lista desses projectos inclui investimen­tos na tecnologia de produção agrícola, bem como em acções tendentes a acelerar o cresciment­o e a contribuír­em na diversific­ação da economia.

Os projectos, apontou o diplomata, consistem na implantaçã­o de grandes fazendas na região de Malanje, uma província que considerou ter “todas as condições para implementa­ção de grandes projectos agrícolas, por ter terras aráveis e férteis”.

Durante a sua permanênci­a em Malanje, o embaixador deslocou-se aos municípios de Mucari e Cacuso, onde visitou sistemas de abastecime­nto de água, uma fábrica de alimentos, aviários da localidade de Cambunze, em Cacuso, assim como o projecto Cidadela Jovem de Sucesso, que vai formar técnicos agrícolas.

Também, ontem, Oren Rozenblat encontrou-se, em Ndalatando, com o governador do Cuanza-Norte, José Maria dos Santos, a quem comunicou a intenção de investidor­es israelitas desenvolve­rem actividade­s agrícolas na província e partilhare­m a larga experiênci­a que dispõem com os empresário­s e produtores locais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola