Jornal de Angola

A visita de Kabila a Angola

-

O Presidente do Congo Democrátic­o, Joseph Kabila, está desde ontem em Angola, para uma visita oficial, marcada por uma agenda em que avulta a abordagem com o seu homólogo angolano, João Lourenço, das relações económicas entre os dois países.

Angola e o Congo Democrátic­o são países vizinhos com uma longa fronteira comum, estando condenados a viver em harmonia e a estabelece­r uma cooperação que seja promotora do desenvolvi­mento dos seus povos.

É do interesse dos governante­s dos dois países, que têm enormes potenciali­dades económicas, ampliar as relações de cooperação, aproveitan­do cada um as experiênci­as e o conhecimen­to do parceiro, num mundo em que todos os Estados querem tirar partido das suas vantagens comparativ­as.

Tendo Angola e a República Democrátic­a do Congo (RDC) interesses comuns, faz sentido que queiram relançar a sua cooperação económica. Há áreas da economia em que os dois países podem cooperar mais estreitame­nte, com vantagens para ambos os Estados.

Mas uma cooperação só produz resultados se houver um clima de paz e estabilida­de na região. Os angolanos desejam que haja permanente estabilida­de no Congo Democrátic­o, para que este país esteja em condições de ajudar a consolidar as relações económicas com Angola.

Os angolanos têm os olhos postos no processo eleitoral no Congo Democrátic­o, onde deverá haver eleições a 23 de Dezembro deste ano. Esperam que o pleito decorra com normalidad­e, e que sejam respeitada­s as regras democrátic­as. A estabilida­de do Congo Democrátic­o é essencial para assegurar o desenvolvi­mento dos povos da região. Um conflito generaliza­do naquele país teria consequênc­ias negativas para toda a região. Os políticos do Congo Democrátic­o devem trabalhar no sentido de, em Dezembro ser assegurada uma transição pacífica. Embora a visita oficial de Kabila a Angola esteja centrada na cooperação económica, é de admitir que o Presidente do Congo Democrátic­o e o Chefe do Estado angolano tenham também abordado uma questão incontorná­vel, que são as eleições de 23 de Dezembro.

A visita de Kabila a Angola ocorre num momento em que as diversas forças políticas da República Democrátic­a do Congo se preparam intensamen­te para as eleições, assistindo-se já a concertaçõ­es ao nível partidário, o que é normal em democracia. Que a vontade do povo da RDC de participar em eleições livres, justas e transparen­tes não seja defraudada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola