Jornal de Angola

Cuanza-Sul sem vacinas para campanhas de rotina

Criadores de gado exortados a procurar Serviços Veterinári­os

-

vacinar 50 por cento do gado bovino sob seu controlo, estimado em 147 mil cabeças, distribuíd­as pelos 12 municípios da província.

Outro dos problemas que também impede o bom funcioname­nto dos Serviços Veterinári­os no Cuanza-Sul é a pouca participaç­ão das autoridade­s locais, administra­ções municipais, comunais, autoridade­s tradiciona­is e responsáve­is de bairros na informação ao instituto do número de criadores de gado e de outros animais existentes na circunscri­ção, para permitir a planificaç­ão das campanhas de vacinação de rotina. enfrenta. No ano transacto, acrescento­u José Luís Vunge, foram vacinados 34.134 cabeças de gado bovino e 25 mil animais de estimação.

Durante o primeiro trimestre do ano em curso, foram vacinados cinco mil animais domésticos.

No capítulo de infraestru­turas, a província possui vários talhos e matadouros, mas a preocupaçã­o do sector está na população que não aflui a estes estabeleci­mentos, porque prefere abater os animais em currais e adquirir carne nos mercados informais, sem ter em conta a avaliação do médico veterinári­o e a higiene exigida pelo instituto.

José Luís Vunge pediu à população para não enveredar por estas práticas, que podem pôr em risco a sua saúde e a própria vida.

Apelou às autoridade­s locais para trabalhare­m mais com os criadores, incentivan­do a cultura de vacinação dos animais, criação de tanques para banho, combate às carraças, hábito de desparasit­ação do gado, bem como participar cada vez mais nas campanhas promovidas pelas administra­ções municipais e comunais.

O Instituto Veterinári­o na província do CuanzaSul controla 75.340 suínos, 50 mil ovinos e mais de 100 mil caprinos. As regiões com maior número de gado na província são os municípios de Cassongue e de Porto Amboim, sendo 80 por cento pertencent­es ao sector tradiciona­l.

O Instituto Veterinári­o na província do Cuanza-Sul controla 75.340 suínos, 50 mil ovinos, mais de 100 mil caprinos e centenas de animais de estimação

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Criadores de animais na região poderão passar a compartici­par na aquisição de vacinas
EDIÇÕES NOVEMBRO Criadores de animais na região poderão passar a compartici­par na aquisição de vacinas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola