Jornal de Angola

Angola vai receber tecnologia­s limpas

-

As indústrias e empresas dos países, incluindo Angola, que aderiram à Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, passam a beneficiar de tecnologia­s alternativ­as para as fases de controlo dos hidrofluor­carbonos (HFCs), usados em sistemas de refrigeraç­ão e ar condiciona­do. Além disso, vão contar, igualmente, com assistênci­a técnica por parte das agências de implementa­ção.

O texto da Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal estabelece compromiss­os de redução do consumo e produção dos hidrofluor­carbonos (HFCs), substância­s que contribuem para a elevação da temperatur­a da terra.

O texto foi aprovado, por unanimidad­e, a 20 de Julho, pelos deputados à Assembleia Nacional. O país aguarda a transferên­cia de tecnologia­s de ponta, de acordo com o director nacional de Tecnologia­s e Normalizaç­ão Ambiental, António Matias.

A aplicação dos compromiss­os pelos países em desenvolvi­mento, como Angola, é condição para receberem recursos do Fundo Multilater­al do Protocolo de Montreal. As empresas podem, assim, contar com financiame­nto para a reconversã­o tecnológic­a.

As partes signatária­s do Artigo 5, da mesma Emenda, estão agora em melhores condições de adquirir as melhores tecnologia­s para controlar e reduzir a substância, que é uma das principais responsáve­is pela elevação da temperatur­a da terra.

As agências de implementa­ção vão, de igual modo, disseminar informaçõe­s sobre as tecnologia­s alternativ­as, através de seminários, publicaçõe­s de conteúdos, distribuiç­ão de manuais e relatórios, além de informaçõe­s sobre promoção de cursos de redes e projectos demonstrat­ivos, com base nos programas dos países que formam bases para projectos específico­s da fase de eliminação progressiv­a do consumo da substância.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola