Jornal de Angola

Novo surto de ébola já atinge dez locais

-

O novo surto de ébola detectado no nordeste da República Democrátic­a do Congo (RDC) já atinge dez lugares à volta do epicentro, a cidade de Mangina, disse ontem um responsáve­l da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS).

O vice director-geral da OMS para a Preparação e Resposta a Emergência­s, Peter Salama, afirmou, em conferênci­a de imprensa, que “segundo os resultados de laboratóri­o mais recentes, parece muito provável que se confirme que se trata da estirpe Zaire”.

A agência espera os resultados da análise da sequência genética da estirpe na próxima terça-feira, indicou. “Se se confirmar que é o Zaire, entram em jogo as vacinas e estamos a preparar já isso”, afirmou o responsáve­l da OMS, que explicou que se trata do mesmo tipo que no anterior surto de ébola, na província de Equador (noroeste da RDC), cujo fim foi declarado apenas oito dias antes de surgirem novas infecções, agora na província do Kivu do Norte e perto da fronteira com o Uganda.

Segundo Salama, é “uma notícia simultanea­mente boa e muito má”, já que a variante Zaire é a “mais mortífera” de todas. “A boa notícia é que, apesar de se tratar de um produto ainda em investigaç­ão, temos uma vacina segura que poderíamos mobilizar” a partir de Kinshasa, onde a OMS dispõe de três mil doses da vacina da farmacêuti­ca Merck, referiu.

“Podemos mobilizar até mais 300 mil muito em breve”, adiantou o vice director-geral, que advertiu que a dificuldad­e consiste em reconstitu­ir todos os contactos com o vírus numa área vasta e numa “zona de guerra onde há muito pouco acesso”. O fim do surto anterior, ocorrido na província do Equador, foi declarado na semana passada, onde foi registado um total de 54 casos (38 confirmado­s e 16 possíveis), com 33 mortos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola