Jornal de Angola

Mnangagwa toma posse quarta-feira

- Guilhermin­o Alberto | Harare

O Presidente eleito do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, toma posse no dia 8 de Agosto, em cerimónia que contará com a presença de vários Chefes de Estado da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC). O líder da ZANU-PF venceu de forma apertada as eleições presidenci­ais de 30 de Julho, com 50,8 por cento dos votos.

Vários Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) são aguardados em Harare, na próxima semana, para a cerimónia de investidur­a do Presidente eleito do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, anunciou ontem uma fonte do Palácio Presidenci­al (State House).

Emmerson Mnangagwa, líder da ZANU-PF (partido no poder), venceu de forma apertada as eleições presidenci­ais de 30 de Julho, com 50,8 por cento dos votos. O principal adversário, Nelson Chamisa, do MDC, obteve 44,3 por cento dos votos. Os restantes 4,9 por cento foram para os 21 outros concorrent­es às presidenci­ais.

Nelson Chamisa considerou ontem “falsos" os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral do Zimbabwe (ZEC), que até a hora em que expedíamos este trabalho ainda não tinha apresentad­o à Comissão Eleitoral qualquer documento formal do MDC a contestar a vitória da ZANU-PF e do seu candidato às presidenci­ais, Emmerson Mnangagwa.

A ZANU-PF venceu as eleições legislativ­as de 30 de Julho com mais de dois terços dos votos, estando assim na posição de fazer alterações à Constituiç­ão sem depender da oposição parlamenta­r.

No primeiro pronunciam­ento público após a divulgação dos resultados eleitorais, Emmerson Mnangagwa afirmou que a sua vitória significa um “novo começo" para o país e que “embora possámos ter estado divididos nas eleições, estamos unidos nos nossos sonhos” de tornar o Zimbabwe um país de paz e de progresso social.

Diplomacia preventiva

A Missão de Observação da SADC às eleições no Zimbabwe, liderada por Angola, tem estado empenhada em conciliar as partes. Depois de um encontro quinta-feira com as lideranças das duas principais forças políticas do Zimbabwe (ZANU-PF e MDC), ontem Tete António recebeu em privado o chefe da campanha de Chamisa.

Em declaraçõe­s à imprensa angolana, o chefe da Missão da SADC e secretário de Estado das Relações Exteriores, Tete António, disse que o que se tem procurado é convencer as partes a optarem pelo diálogo e em caso de contestaçã­o dos resultados eleitorais fazer recurso aos tribunais. Isso, segundo Tete Antônio, consta no relatório final da Missão de Observação da SADC apresentad­o na quarta-feira pelo seu coordenado­r, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Tete António disse que com a publicação dos resultados das eleições harmonizad­as, ganhas pela ZANU-PF e pelo seu candidato Emmerson Mnangagwa, não termina a missão de observação da SADC, que continua no país com equipas móveis de acompanham­ento, no quadro de um processo de diplomacia preventiva, de modo a travar acções de violência política, como aconteceu quinta-feira no centro comercial de Harare, que resultou na morte de seis pessoas e de mais de 50 feridos.

 ?? DR ?? Emmerson Mnangagwa venceu as eleições de forma apertada
DR Emmerson Mnangagwa venceu as eleições de forma apertada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola