Jornal de Angola

1º de Agosto e Interclube jogam para a liderança

1º de Agosto joga hoje à tarde diante do Interclube uma cartada decisiva na corrida ao título da prova

- Honorato Silva

A dança das cadeiras na liderança do Girabola pode registar mais uma mudança, quando o 1º de Agosto defrontar o Interclube, hoje às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para a abertura da 28ª jornada da prova, cuja classifica­ção é comandada pelo Petro de Luanda, com 46 pontos.

Em clara subida de forma competitiv­a, sublinhada pelas três vitórias consecutiv­as conquistad­as frente ao Petro (2-0), Zesco United FC da Zâmbia (2-1) e Desportivo da Huíla (2-1), os militares do Rio Seco, orientados por Zoran Macki, actuais segundos classifica­dos (44 pontos), estão apostados em prolongar a fase de bons resultados e exibições, de modo a festejar no final da temporada.

Preocupada com a gestão do plantel, devido ao desgaste físico resultante da maratona de jogos na recta final da competição doméstica, quando o clube continua activo e pujante nas Afrotaças, a equipa técnica dos rubros e negros vai, à partida, apostar no onze mais próximo do utilizado no clássico diante dos arqui-rivais petrolífer­os e dos electricis­tas zambianos, numa partida que teve cariz de final.

A baliza deve continuar entregue a Tony Cabaça, guarda-redes que se tem mostrado para a próxima convocatór­ia dos Palancas Negras, através de exibições seguras e de elevada qualidade. No eixo da defesa, o “capitão” Dany Masunguna volta a coordenar, na ausência do castigado Bobó, a dupla de centrais formada com o nigeriano Yisa, enquanto os corredores laterais são confiados aos experiente­s Paizo e Isaac.

No sector intermédio, o controlo da “casa das máquinas” pertence a Mário, jovem lançado dos juniores para brilhar. Show cuida da cobertura defensiva e Ibukun da ligação ao ataque, a ser integrado, muito provavelme­nte, por Mongo, Jacques e Razaq. Geraldo e Melono são trunfos a serem lançados. Praticamen­te arredados da discussão do título, após a queda estrondosa em casa, aos pés do Recreativo do Libolo de André Macanga, sob o peso de uma derrota clara (1-3), os polícias treinados por Paulo Torres rejeitam a condição de animadores da festa dos militares.

Colocado na terceira posição (42), o Interclube entra privado dos préstimos de Landu, guarda-redes totalista, expulso no último jogo, por acumulação de cartões amarelos, mas assinala o regresso de Valdez, defesa central de trato fino, depois de cumprir as duas partidas de suspensão. Além de Rui Jorge, à baliza, Carlitos, René, Dani, Mano Calesso e Kaporal estão prontos a discutir os três pontos.

Fuga do leão

Inactivo na ronda disputada a meio da semana, dada a recusa dos jogadores em viajar ao reduto do Cuando Cubango FC, em protesto ao atraso de sete meses de salários, o Sporting de Cabinda tem desafio marcado para as 15h00, com o Progresso Sambizanga, no Estádio do Tafe.

Uma eventual segunda falta de comparênci­a pode deitar tudo a perder, sobretudo a excelente época assinada pelos leões comandados por Daniel Emena Kwazambi. Na expectativ­a estão os sambilas, ainda à procura da manutenção, tarefa impulsiona­da pelo triunfo gordo (4-0), na recepção ao Kabuscorp do Palanca.

Na outra partida da tarde, a Académica do Lobito recebe o FC Bravos do Maquis, às 16h00, no Estádio do Buraco. Os estudantes, olham para a possibilid­ade de alcançar a melhor classifica­ção dos últimos dez anos, em parte ressentido­s por terem assinado, com a vitória (1-0), no dérbi benguelens­e, a sentença de despromoçã­o do 1º de Maio.

Para amanhã, estão agendadas as partidas Kabuscorp do Palanca -1º de Maio de Benguela e Domant FC-Recreativo da Caála, ao passo que na segunda-feira jogam Recreativo do Libolo-Sagrada Esperança. O desafio Petro de Luanda-Desportivo da Huíla disputa-se a 11 de Agosto.

 ??  ??
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Em caso de triunfo os militares afastam matematica­mente os polícias das contas
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Em caso de triunfo os militares afastam matematica­mente os polícias das contas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola