Jornal de Angola

Whashingto­n assegura segurança no Pacífico

-

O secretário de Estado norteameri­cano anunciou ontem um investimen­to de cerca de 300 milhões de dólares norte-americanos para cooperação e segurança na região da Ásia-Pacífico.

O investimen­to servirá para “fortalecer a cooperação em segurança marítima, tarefas humanitári­as e de paz e lutar contra o crime transnacio­nal”, indicou Mike Pompeo, durante a conferênci­a de imprensa no âmbito das reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeir­os da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Singapura.

Mike Pompeo aproveitou a ocasião para pedir ao seu homólogo birmanês (agora Myanmar) a libertação dos dois jornalista­s da agência Reuters acusados de violação de segredos de Estado, no âmbito de uma investigaç­ão sobre a limpeza étnica da minoria rohingya.

“Hoje, nas reuniões ministeria­is da ASEAN, falei com o ministro birmanês e levantei as preocupaçõ­es dos Estados Unidos da América (EUA) sobre os jornalista­s detidos na Birmânia por fazerem o seu trabalho. Eles devem ser libertados imediatame­nte”, pode ler-se na sua página oficial da rede social Twitter.

Wa Lone, de 31 anos, e Kyaw Soe Oo, de 27, foram detidos em 12 de Dezembro por terem adquirido documentos secretos importante­s de dois polícias. Se condenados, incorrem numa pena de até 14 anos de prisão.

Na investigaç­ão que efectuaram, os dois jornalista­s citam aldeões budistas que terão participad­o com soldados no massacre de dez rohingya cativos na aldeia, a 2 de Setembro de 2017. O trabalho dos jornalista­s da Reuters foi baseado em testemunho­s de aldeões budistas, membros das forças de segurança e familiares das vítimas.

Cerca de 700.000 muçulmanos rohingya que viviam nesta região refugiaram-se no vizinho Bangladesh desde Agosto de 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola