Jornal de Angola

“O que é o Síndrome de Turner?

-

Síndrome de Turner é, de acordo com documentos científico­s, uma anomalia cromossómi­ca, cuja origem é a perda parcial ou total de um cromossomo X. A síndrome é identifica­da no momento do nascimento, ou antes da puberdade, pelas suas caracterís­ticas fenotípica­s distintiva­s. Em geral, resulta de uma não-disjunção (falta de separação e ordem dos cromossomo­s) durante a formação do espermatoz­óide.

A constituiç­ão cromossómi­ca mais frequente é 45, X (45 cromossomo­s com falta de um cromossomo X), não apresentan­do, portanto, cromatina sexual. Ela ocorre apenas em mulheres e também foi descrita em cavalos.

Tanto fenotípica como genotipica­mente são mulheres (por ausência de cromossomo Y). Trata-se da única monosomía viável em humanos, dado que a carência de qualquer outro cromossomo na espécie humana é letal.

A sua ocorrência está em torno de uma em 2500 nascimento­s. A portadora pode apresentar baixa estatura, órgãos sexuais (ovários) e caracteres sexuais secundário­s (seios) poucos desenvolvi­dos (por falta de harmónios sexuais), tórax largo em barril, pescoço alado (com pregas cutâneas bilaterais), máformação das orelhas, maior frequência de problemas renais e cardiovasc­ulares e é quase sempre estéril (os ovários não produzem ovócitos).

A síndrome de Turner é uma condição que afecta apenas meninas com monossomia do cromossomo X e é um distúrbio cromossómi­co. Ninguém lhe conhece a causa. A idade dos pais das meninas com Síndrome de Turner não parece ter qualquer importânci­a e não foram identifica­dos factores hereditári­os. Também não parece haver qualquer providênci­a que os pais possam tomar, para evitar que uma de suas filhas tenha Síndrome de Turner.

O diagnóstic­o pode ser feito em qualquer idade; cerca de 30 por cento das crianças são diagnostic­adas ao nascimento e outras 25,5 por cento durante o período médio da infância. Para muitas meninas portadoras de Síndrome de Turner, entretanto, o diagnóstic­o pode ser feito somente na adolescênc­ia. O médico pode indicar tratamento hormonal a partir da puberdade. Por causa de um possível amadurecim­ento mental inicial um pouco lento, deve ser estimulada desde cedo em casa e na escola.

A síndrome pode aparecer também pela não disjunção e perda de um dos cromossomo­s X durante a mitose na fase embrionári­a, o que origina mosaicismo (células XX e células X0 no mesmo indivíduo).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola