Jornal de Angola

Centenas de migrantes socorridos junto às costas

-

Mais de 400 migrantes foram resgatados das águas do Estreito de Gibraltar e do mar de Alborán, frente às costas do sul de Espanha, referiram ontem fontes dos serviços de emergência à agência noticiosa EFE.

Outros 11 migrantes, incluindo oito menores, conseguira­m chegar a Málaga e outros dois foram encontrado­s no fundo falso de um automóvel em Melilla, o enclave espanhol no norte de África.

A principal operação de ontem decorreu no mar de Alborán, onde foram resgatados 180 imigrantes que viajavam em três embarcaçõe­s, incluindo um bebé e sete menores, que se encontram bem de saúde, referiram os responsáve­is dos serviços de emergência.

Outras 59 pessoas foram recolhidas de duas embarcaçõe­s a 25 milhas da costa de Almería e 98 perto da ilha de Alborán, após terem saído na manhã de sábado de uma praia no norte de Marrocos.

Membros do Salvamento Marítimo também resgataram 52 ocupantes de uma lancha pneumática, incluindo quatro crianças, que se encontrava quase afundada e tentava alcançar a costa espanhola através do Estreito de Gibraltar.

O condutor do veículo que transporta­va os dois imigrantes escondidos numa caixa metálica instalada foi detido pelas autoridade­s de Melilla, à semelhança do piloto da embarcação que transporta­va os 11 migrantes que conseguira­m alcançar Estepona, província de Málaga. A OIM anunciou que mais de mil já morreram desde o início do ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola