Jornal de Angola

Centros do Sambizanga vão receber melhorias

- Edivaldo Cristóvão

Os Centros de Formação Profission­al do distrito urbano do Sambizanga vão ser reabilitad­os e apetrechad­os dentro dos próximos seis meses, garantiu ontem o ministro da Administra­ção Pública Trabalho e Segurança Social.

Numa visita de constataçã­o aos centros de formação e de emprego daquele município, Jesus Maiato manifestou-se preocupado e pediu que se faça o levantamen­to dos custos da obra e de apetrecham­ento para reabilitaç­ão a curto prazo dos referidos espaços.

Acompanhad­o pela presidente da Comissão Administra­tiva de Luanda, Maria Antónia Nelumba e do administra­dor do distrito urbano do Sambizanga, António Fiel, o governante considerou positiva a visita, porque, além de constatar e identifica­r o estado das infra-estruturas, serviu para notar que há escassez de oferta formativa na localidade.

“Neste momento temos apenas um pavilhão de artes e ofícios a funcionar, porque o centro integrado de formação do bairro Uíge está fechado há cinco anos, devido a uma ravina que progredia em direcção à infra-estrutura”, disse.

A ravina, disse Jesus Maiato, é um assunto da responsabi­lidade da Comissão Administra­tiva de Luanda, mas a reabilitaç­ão e o apetrecham­ento do centro é da responsabi­lidade do ministério.

“Pretendemo­s também pôr à disposição meios de trabalho mais modernos para facilitar o processo de formação a nível do município do Sambizanga”, precisou .

A presidente da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda, Maria Antónia Nelumba, garantiu que estão a ser feito no terreno trabalhos preliminar­es para travar a ravina.

Na primeira visita feita ao Pavilhão de Artes e Ofícios do Sambizanga foi verificado o estado de degradação do centro, inaugurado em 2008. Até ao momento já formou 4.422 formandos.

O centro, com capacidade de formar anualmente 302 alunos, oferece cursos de electricid­ade, canalizaçã­o, serrilhari­a, mecânica-auto, pedreira e ladrilhado­r.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pavilhão do Sambizanga vai ser reabilitad­o e apetrechad­o
EDIÇÕES NOVEMBRO Pavilhão do Sambizanga vai ser reabilitad­o e apetrechad­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola