Jornal de Angola

EUA reafirmam apoio para o sector da Saúde

- Bernardo Capita e Pedro Suculate|Cabinda

A embaixador­a dos Estados Unidos da América em Angola, Nina Fite, reiterou ontem, na cidade de Cabinda, a disponibil­idade do seu país em continuar a apoiar os programas do sector da Saúde virados sobretudo para o combate à malária e HIV-Sida.

“O Governo dos EUA está pronto para continuar a ajudar Angola no domínio da saúde, fruto dos bons resultados alcançados no combate contra o HIV-Sida e malária”, afirmou a diplomata norte-americana.

A diplomata manifestou satisfação pelos resultados “extremamen­te fantástico­s” registados pelo hospital materno infantil da província, que culminaram na redução, até zero por cento, na transmissã­o do HIV de mãe para filho.

Animada com os resultados alcançados no combate à endemia na província de Cabinda, Nina Fite garantiu trabalhar com as autoridade­s angolanas no sentido de estender a experiênci­a para outras regiões do país.

A diplomata informou que os Estados Unidos da América empregaram, nos últimos 15 anos, mais de 300 milhões de dólares, em Angola, sobretudo em programas de combate contra o HIV e malária.

Durante a sua estada na região mais ao norte do país, a diplomata visitou vários empreendim­entos socioeconó­micos e culturais, com destaque para o Museu Regional, Hospital Materno Infantil, Centro de Aconselham­ento do HIV/Sida adstrita à Igreja Católica, Porto de Águas Profundas do Caio e Campo Petrolífer­o do Malongo.

Hoje, Nina Fite vai manter encontros separados com a sociedade civil de Cabinda, comunidade empresaria­l e com os cidadãos americanos residentes na província.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola