Jornal de Angola

Fornecimen­to de energia regista muitas melhorias

- Flávia Massua

Munícipes de Saurimo que residem nos bairros periférico­s do Verde Txizaínga I, Manauto, Luavur, Terra Nova, Sassamba, Santo António, Candembe I e Nhama reconhecem melhorias significat­ivas no fornecimen­to de energia eléctrica, que nos últimos três meses é abastecida sem cortes.

Isabel Txihutu e Ludivina da Paixão, de 65 e 35 anos, respectiva­mente, moradoras no bairro da Terra Nova, elogiaram a prestação da ENDE, consideran­do que “nunca tivemos tanto privilégio e confiança em comprar congelados, sem medo de possível deterioraç­ão, como há tempos atrás.”

O jovem José Rogério, de 32 anos, que vive do rendimento do seu salão de aplicação de unhas postiças, duplicou os lucros e alterou o horário de fecho do estabeleci­mento, “porque agora conto única e exclusivam­ente com energia pública para trabalhar, ao contrário de antigament­e que tinha que usar gerador.”

No bairro Nhama, a dona de casa Belita Pedro diz que assistiu satisfeita, há seis meses, a colocação de um posto de transforma­ção (PT), na parede do muro de vedação da sua casa e de um holofote. Segundo Belita Pedro, o índice de assaltos no bairro reduziu e a Polícia tem mais facilidade em desmantela­r grupos de marginais.

De acordo com o director da ENDE, Filipe Domingos, a melhoria no fornecimen­to de energia eléctrica às famílias é fruto da recepção regular de combustíve­l. A capacidade de produção e fornecimen­to rondam os 20 megawatts.

Filipe Domingos acrescenta que a questão da melhoria do fornecimen­to de energia eléctrica à urbe e arredores de Saurimo consta entre as prioridade­s do governo provincial.

“Aguardamos pela recepção em breve de um camião com equipament­os, que visam melhorar e alargar a rede de fornecimen­to de energia, sobretudo nos bairros Txizaínga, Verde e Candembe, que têm sofrido ligeiros cortes.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola